ETFs
Existem especulações no mercado financeiro sobre o potencial do urânio e de quanto ele pode trazer de retorno financeiro para quem investe. O urânio é um metal pesado, descoberto na Alemanha em 1789, muito mais abundante na natureza do que a prata, para se ter uma ideia. Ele é um elemento radioativo com potencial quimiotóxico, o que traz riscos e limita a custódia do material.
Na natureza, o urânio está presente dentro de rochas localizadas no subsolo, para encontrá-lo são realizadas grandes escavações e, em seguida, o material é retirado das rochas. Ele é utilizado para a construção de usinas nucleares, devido ao seu forte potencial de geração de energia e libera 80 mil vezes mais energia do que a queima de carvão mineral.
As usinas nucleares são uma das formas de energia mais limpas, que gera pouca combustão e possui custo de implementação relativamente baixo e ocupa pouca área e tem uma boa durabilidade quando comparada a outras formas de energia limpa. Atualmente, as usinas nucleares geram aproximadamente 10% da energia mundial e a expectativa é de que essa porcentagem aumente significativamente nos próximos anos.
Logo, é possível presumir que a demanda de urânio irá aumentar nos próximos anos e quem estiver investindo nesse ativo será beneficiado com lucros significativos. Ao longo deste texto vamos explorar os ETFs de urânio, as possibilidades de ETF de urânio no Brasil, os benefícios de investir nesse produto financeiro e os riscos associados a ele. Se você deseja se inteirar sobre o tema para fazer escolhas conscientes nos seus investimentos, o artigo a seguir trará informações e insights importantes.
ETF é uma sigla da língua inglesa, que pode ser traduzida como fundos negociados em bolsa. Ele sempre replica algum outro índice do mercado financeiro e o seu desempenho está associado ao índice replicado.
Investir em ETFs geralmente é mais seguro do que investir diretamente em ações. Isso porque os ETFs contemplam ações de um grupo de empresas de uma mesma área ou de um mesmo setor, minimizando altas e baixas de cada empresa individualmente. Portanto, os ETFs são opções mais seguras e viáveis para quem deseja investir em urânio com menos exposição a riscos.
Além do urânio, vale a pena considerar sempre a abundância de matérias-primas na América Latina e sua seleção dos melhores fundos e ETFs.
Segundo a Associação Nuclear Mundial, uma organização que promove a energia nuclear, até o ano de 2030 a previsão é de que a procura de urânio chegue a 79.400 toneladas, um aumento de 16.900 toneladas em comparação com o ano de 2021, quando a procura foi de 62.500. Até 2040, a expectativa é que a demanda chegue a 112.300 toneladas. Para os investidores, tais previsões podem representar oportunidades de ganhos financeiros.
Outro ponto favorável no investimento de urânio é a contribuição para uma forma de energia limpa, que não emite gases poluentes ou que contribuam para o aquecimento global. Um investimento, portanto, sustentável e em consonância com as práticas propostas pela sigla ESG (Environment, Social, Governance) cada vez mais relevante no mercado. Investir com consciência social e ambiental é uma forma de contribuir para um futuro mundial, um aspecto que ganha cada vez mais relevância no mercado financeiro.
O investimento em urânio é considerado um investimento muito arriscado, com potencial de alta volatilidade nos próximos anos. Uma vez que depende diretamente de que os governos demandem a construção de usinas nucleares. As mudanças políticas no cenário mundial, portanto, impactam no preço do urânio.
Os países que atualmente anunciam abertamente a intenção de construir usinas nucleares, como França e Bielorrússia, podem passar por novas eleições que alterem as prioridades governamentais. Da mesma forma, crises econômicas, conflitos de interesses e outros fatores da política interna e internacional podem interferir nos planos das nações.
Outro ponto que deve ser considerado ao investir em urânio são os avanços tecnológicos em ritmo exponencial. Se hoje o urânio é considerado uma aposta para a energia limpa, ele ainda apresenta diversos pontos de atenção: a demora para se construir uma usina nuclear, cerca de 5 anos; os riscos associados a elas; e o alto custo da extração do metal. Portanto, a descoberta de fontes de energia limpa mais econômicas e seguras podem reduzir a demanda pelo material e torná-lo obsoleto.
Para investir em ETFs de urânio, os investidores brasileiros têm duas opções: comprar o ETF BURA39 em reais por meio da B3, bolsa de valores brasileira; ou investir por meio de uma corretora que ofereça o acesso a bolsa de investimentos internacionais, que possui uma variedade mais ampla de ETFs de urânio e ETFs nucleares, bem como outras formas de se expor ao metal, como a compra de ações e fundos de investimento. A seguir apresentamos as características dos principais ETFs de urânio presentes no mercado e compará-los com outras opções de investimento em urânio.
Os principais ETFs de urânio disponíveis no mercado são: URA (NYSE), URNM (NYSE), NLR (NYSE) e HURA (TSE). Pela B3, os investidores brasileiros não têm acesso aos ETFs citados, mas podem investir em urânio pelo ETF BURA39. Apesar de todos tratarem do mesmo material, eles replicam índices diferentes e são geridos por diferentes empresas, o que impacta na performance de cada um. Observe as principais informações na tabela:
ETF | Descrição | Taxa admin. | |||
ETF URA | Ele se expõe a empresas envolvidas na produção de urânio e na produção de componentes nucleares. | 0.69% | |||
ETF URNM | Oferece acesso a uma cesta mais variada de empresas globais envolvidas em mineração, exploração, desenvolvimento e produção de urânio. | 0.85% | |||
ETF HURA | O ETF também proporciona o acesso a um conjunto global de empresas envolvidas na indústria do urânio. | 0.75% | |||
ETF NLR | Esse ETF se expõe a empresas de energia nuclear, diferente dos anteriores, não é tão focado no metal urânio. | 0.69% | |||
ETF BURA39 | Um ETF negociado na bolsa de valores brasileira, a B3, que acompanha a variação do índice Solactive Global Uranium & Nuclear Components Total Return Index. | 0.69% |
Além dos ETFs existem outras opções para quem deseja investir em urânio, como ações e fundos de investimento. Porém, como mencionado, os ETFs são investimentos mais estáveis e seguros, porque se o valor das ações de uma das empresas que compõem o ETF cai, as outras amenizam a queda; da mesma forma as altas de preço não são tão intensas. Portanto, investir diretamente em ações ou fundos pode ser uma opção interessante para investidores com perfil arrojado, grande conhecimento e experiência de mercado e com alta tolerância ao risco.
Investir em urânio divide opiniões no mercado financeiro. Muitos especialistas acreditam que é um elemento promissor, que sua demanda tende a aumentar juntamente com o seu preço ao longo dos próximos anos. Porém, outras personalidades importantes do mundo financeiro contra argumentam que, com o rápido avanço tecnológico, surgirão em breve outras formas de energia mais limpas, econômicas e menos arriscadas do que o urânio e o investimento no metal será em vão.
A dica é proteger sempre o seu patrimônio com uma carteira variada e investimentos mais arrojados e outros de proteção. Uma boa opção para diversificar seus investimentos também pode ser os ETFs de ouro no Brasil.
O importante é saber escolher uma estratégia eficaz para equilibrar riscos e oportunidades de crescimento. Sempre!
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.