ETFs
O metaverso é um termo que se refere ao universo virtual criado pela tecnologia. Com a crescente popularidade dos jogos online, da realidade virtual e da inteligência artificial, o metaverso está a tornar-se uma área cada vez mais importante para investimento. Neste post vamos explicar o que é o metaverso e como podemos investir em ETFs de metaverso.
É o próximo passo entre a Internet que temos hoje e algo mais espacialmente envolvente, com menos atrito e que exigirá dispositivos adicionais aos que já temos, como realidade virtual ou visualizadores de realidade aumentada.
O tema ganhou mais popularidade depois que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, decidiu mudar o nome para Meta Platforms e começar a investir no metaverso. Mas a realidade é que muitas outras empresas tiveram mais anos de investigação e mais avanços que já estão a ser aplicados.
De acordo com alguns números do JPMorgan, o metaverso poderia ser uma economia totalmente nova de bilhões de dólares, já que cerca de US$ 54 bilhões são gastos atualmente em bens virtuais, o que é o dobro do que é gasto em música.
Poderíamos dividir o metaverso em dois tipos :
Podemos classificar os criadores , sejam de hardware e software, e aqueles que preencherão os espaços com a oferta de seus produtos e serviços.
Os primeiros terão obviamente maior exposição e muitos deles serão uma parte indispensável da cadeia de valor, mas também têm os riscos inerentes de investir em algo totalmente novo. Estes últimos terão a mesma concorrência que no mundo real e seria apenas uma questão de distinguir entre aqueles que estão na vanguarda e aqueles que ficaram para trás. Este último aproveitará o risco que outros correram.
Alguns dos setores que mais poderiam se beneficiar são:
Alguns dos setores que são a base de todos os itens acima são:
No Brasil, os investidores têm a oportunidade de explorar este novo domínio através de diversos ETFs (Exchange-Traded Funds) que oferecem uma exposição diversificada a este setor emergente.
Os ETFs internacionais mais populares do Metaverso são:
O ETF META11, gerido pela Hashdex, surge como uma opção intrigante para os investidores que desejam explorar o metaverso e o entretenimento digital em blockchain. Este fundo busca replicar o índice CF Digital Culture Composite, proporcionando uma exposição a ativos digitais que incluem plataformas de metaverso e tokens não fungíveis (NFTs), como Ethereum e Decentraland. Com uma estratégia que visa abranger diversos aspectos do ecossistema digital, o META11 oferece uma entrada acessível ao universo expansivo do metaverso.
Outra opção notável é o NFTS11, um ETF da Investo que tem como objetivo espelhar o desempenho do índice MVIS® CryptoCompare Media & Entertainment Leaders Brazil. Este índice monitora a performance de criptomoedas notáveis no espaço do metaverso e NFT, como Axie Infinity e The Sandbox. O NFTS11 oferece aos investidores uma maneira de se engajar com o próspero mercado de NFTs e plataformas de metaverso sem a necessidade de interagir diretamente com o mercado de criptomoedas.
O ETF JOGO11, também da Investo, visa replicar o ETF ESPO da VanEck, proporcionando aos investidores brasileiros uma exposição às principais empresas globais de videogames e e-sports, como Capcom e Nintendo. Considerando que os games são um componente vital do desenvolvimento do metaverso, o JOGO11 oferece uma oportunidade de investir em empresas que estão na vanguarda da criação de mundos virtuais e experiências imersivas.
Ao explorar essas opções de ETFs no Brasil, os investidores podem mergulhar no metaverso, participando ativamente do crescimento e desenvolvimento deste universo digital emergente. No entanto, é crucial abordar esses investimentos com uma estratégia bem definida e uma compreensão clara dos riscos envolvidos, garantindo que as escolhas de investimento estejam alinhadas com os objetivos financeiros e o perfil de risco do investidor.
No Brasil, diversas corretoras têm explorado o universo do metaverso, oferecendo ativos voltados para este novo ambiente digital. Algumas delas e os produtos oferecidos são:
Estas corretoras e produtos oferecem diversas opções para os investidores brasileiros que desejam explorar o crescente universo do metaverso. Vale ressaltar que é fundamental realizar uma pesquisa aprofundada ou consultar um profissional de investimentos antes de tomar qualquer decisão financeira.
Continue Aprendendo: Acompanhe a análise dompleta da XP Investimentos
Em suma, o metaverso é uma área de investimento com grande potencial, mas também de alto risco. Os investidores devem estar preparados para correr esse risco e ter em mente que o mercado do metaverso ainda está em desenvolvimento.
Embora seja verdade que o ETF VR tem exposição ao metaverso, a verdade é que os benefícios operacionais que advêm diretamente daí para as 10 maiores empresas do portfólio ainda são mínimos e ainda não sabemos muito bem quão acirrada será a concorrência. serão. e, portanto, que margens terão.
Definitivamente, é um ETF que deveria estar dentro de uma estratégia de rotação, e não numa estratégia de aposentadoria de longo prazo como os indexados.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.