Bolsa
No mundo do trading, onde cada movimento conta, muitos se perguntam se existem momentos específicos que oferecem melhores oportunidades para investir na Bolsa. Ao contrário do investimento tradicional, o trading foca no curto prazo, com compras e vendas rápidas que buscam aproveitar movimentos específicos do mercado.
Mas é possível identificar o melhor momento do dia, da semana ou até mesmo do ano para realizar essas transações? A seguir, oferecemos uma análise detalhada para que você possa tomar decisões informadas:
Analisaremos como a volatilidade e o volume do mercado podem influenciar suas decisões de trading e quais estratégias podem ajudá-lo a otimizar seus ganhos na Bolsa.
Ao contrário do investimento tradicional, o trading tem um foco de curto prazo. O trader compra uma ação não para mantê-la a longo prazo, mas para uma mudança rápida, muitas vezes dentro de um período predeterminado: alguns dias, uma semana, um mês ou um trimestre.
O day trading, como o nome indica, tem o menor prazo de todos. A análise pode ser desmembrada em dias, horas e até minutos, e a hora do dia em que uma transação é realizada pode ser um fator chave a considerar. Existe um melhor dia da semana para comprar ações? Ou um melhor dia para vendê-las? Existe uma melhor época do ano para comprar? Que tal um melhor mês para comprar ou vender? Vamos analisá-lo.
No início da manhã, os volumes de mercado e os preços podem se tornar imprevisíveis. A abertura do mercado reflete a resposta a todas as notícias que surgiram desde o fechamento anterior, o que gera volatilidade nos preços.
Um trader experiente pode identificar padrões adequados e obter ganhos rápidos, mas um trader com menos experiência pode enfrentar perdas significativas. Portanto, se você está começando no trading, é recomendável evitar essas horas tão voláteis, ou pelo menos dentro da primeira hora.
Para os traders experientes, os primeiros 15 minutos após a abertura do mercado são um momento chave, pois costumam oferecer algumas das melhores operações do dia devido às tendências iniciais. O período completo de 8:30 a 9:30 da manhã (dependendo do país onde se está negociando) é considerado uma das melhores horas do dia para fazer transações, oferecendo os maiores movimentos no menor tempo possível, o que o torna eficiente.
Se você prefere outro horário para negociar, pode se estender até as 10:30 da manhã, embora nesse momento os volumes de negociação comecem a diminuir. Quando isso acontece, as operações demoram mais e os movimentos são menores e com menos volume.
👉 O que é o premarket e como funciona?
O meio do dia tende a ser o período mais calmo e estável da maioria dos dias úteis. Isso não significa que os traders estejam almoçando, mas sim que é a hora em que as pessoas esperam mais notícias. Como a maioria das notícias já foi refletida nos preços das ações, muitos observam para onde o mercado está se dirigindo durante o resto do dia. Devido à estabilidade relativa nesse período, é um bom momento para que os iniciantes realizem transações, já que a ação é mais lenta e os retornos podem ser mais previsíveis.
Nas últimas horas do dia de negociação, a volatilidade e o volume voltam a aumentar. Os padrões comuns do mercado de ações mostram que a última hora pode ser tão volátil quanto a primeira: reversões bruscas e grandes movimentos, especialmente nos últimos minutos de negociação. Das 14:00 às 15:00, os traders costumam fechar suas posições ou tentam se juntar a um rally no final do dia, na esperança de que o impulso continue até o próximo dia de negociação.
Algumas pessoas acreditam que certos dias oferecem melhores retornos do que outros, mas a longo prazo, há pouca evidência de um efeito constante em todo o mercado. Ainda assim, diz-se que o primeiro dia da semana de trabalho é o melhor.
Isso é conhecido como o efeito segunda-feira. Durante décadas, o mercado de ações mostrou uma tendência a cair nas segundas-feiras, em média. Alguns estudos atribuem isso à quantidade de más notícias que frequentemente são publicadas durante o fim de semana.
Outros apontam o ânimo sombrio dos investidores ao retornar ao trabalho, o que é especialmente evidente nas primeiras horas de operações da segunda-feira. No entanto, desde que o efeito da segunda-feira se tornou conhecido, seu impacto diminuiu consideravelmente.
Se a segunda-feira é considerada o melhor dia para comprar ações, acredita-se que a sexta-feira é provavelmente o melhor dia para vendê-las, antes que os preços caiam na segunda-feira.
Se você está interessado em vendas a descoberto, então a sexta-feira pode ser o melhor dia para tomar uma posição curta, já que as ações tendem a estar a um preço mais alto nesse dia, e a segunda-feira seria o melhor dia para cobrir a posição curta. Nos Estados Unidos, as sextas-feiras que antecedem um fim de semana prolongado costumam ser especialmente boas para vender, já que os mercados de ações tendem a subir antes desses feriados devido ao otimismo generalizado.
A sincronização do mercado baseia-se em padrões de preços de curto prazo e em tentar captar os máximos e mínimos do mercado em um único dia. Em contraste, a sazonalidade consiste em antecipar como o mercado se comportará em uma determinada época do ano e tomar uma posição antes que ocorra a mudança.
Por exemplo, se um trader sabe que dezembro e janeiro são geralmente meses fortes, então ele pode investir em novembro para garantir que suas posições estejam prontas para os próximos meses.
Os mercados tendem a ter fortes retornos no final do ano, assim como durante os meses de verão, enquanto setembro é tradicionalmente um mês fraco. O desempenho médio em outubro é historicamente positivo, apesar das quedas recordes de 19,7% e 21,5% em 1929 e 1987.
Portanto, um trader poderia considerar entrar no mercado de ações em setembro, quando os preços tendem a cair, para estar pronto para o aumento de outubro (supondo que este cenário se mantenha constante).
Também existe o que se chama de Efeito de janeiro. No início do ano, os investidores retornam aos mercados de ações com força, aumentando os preços, especialmente das ações de pequena capitalização. No entanto, à medida que essa informação se difunde no mercado, os efeitos tendem a desaparecer.
Em termos de sazonalidade, o final de dezembro tem se mostrado um bom momento para comprar capitalizações pequenas ou ações de valor e estar preparado para a alta no início do próximo mês. Além disso, muitos investidores começam a vender ações no final do ano, especialmente aquelas que diminuíram de valor, para reclamar perdas de capital em suas declarações de impostos. Assim, novamente, os últimos dias de negociação do ano podem oferecer algumas oportunidades interessantes.
As sugestões sobre a melhor hora do dia para negociar ações, o melhor dia da semana para comprar ou vender, e o melhor mês para fazer essas transações são generalizações baseadas em estatísticas de comportamento, não verdades absolutas.
Existem exceções e anomalias dependendo dos eventos de notícias e das condições de mercado em mudança. A única "regra" que parece se manter é que a primeira e a última hora de um dia de negociação são as mais movimentadas e oferecem mais oportunidades, embora muitos traders também sejam rentáveis em momentos de menor atividade.
👉 Calendário da Bolsa de Valores Brasileira
No entanto, a evidência acadêmica sugere que qualquer padrão consistente no momento do mercado é geralmente de curta duração, já que essas oportunidades são rapidamente arbitradas e os mercados se tornam mais eficientes.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.