ETFs
Ultimamente, tem se falado muito sobre os REITs ou Real Estate, embora muitos não saibam como funciona, sua história e como podem se beneficiar.
Neste post, falaremos sobre tudo isso e muito mais, pois analisaremos alguns ETFs para investir em Real Estate. Fique para ver mais.
Parece uma boa oportunidade para sair à pesca com as recentes quedas que os REITs estão tendo em todo o mundo.
Só teremos que ser muito seletivos porque não queremos cair em armadilhas como foram SPG, SKT, BFS, REG e MAC que eram REITs de shoppings, e muitos compraram em 2015 e 2016 pensando que tudo que cai muito deve ser uma boa oportunidade. Não foi assim.
O problema agora está nos REITs com exposição a escritórios que estão dentro do chamado CRE ou Commercial Real Estate como se vê no gráfico a seguir, embora haja outros que possam ser interessantes.
Como já mencionei, pode ser feito através de REITs que nos dão exposição a diferentes mercados imobiliários, seja por país ou região ou por tipo de imóvel.
Esses REITs estão disponíveis nos corretores, e assim como outros ETFs, é necessário analisá-los em detalhe para saber qual é o que me convém. Como mencionei no início do artigo, devemos evitar por enquanto uma forte exposição ao setor de escritórios.
A vantagem dos ETFs de REITs é que há muita variedade com um TER menor do que muitos fundos, mas com o problema da tributação nas transferências.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
Existem diferentes tipos de REITs dependendo das empresas ou instrumentos que a carteira possui:
Já havia mencionado o benefício da diversificação, e a imagem a seguir mostra a correlação por tipo de REIT com o mercado para corroborar:
A seguir está uma lista de todos os ETFs de REITs disponíveis na Europa.
A seguir, analisaremos alguns desses ETFs e outro que também consideramos relevante.
Este ETF replica o índice&P Select Sector Capped 20% Real Estate que segue o setor de Real Estate dos EUA e onde cada subjacente está limitado a um peso não maior que 20%
Seu método de réplica é sintético com swaps. Sua moeda base é o USD e não possui cobertura de moeda. Está domiciliado na Irlanda e sua política de dividendos é de acumulação.
Estas são suas principais posições em carteira:
E este é um desdobramento setorial:
Este ETF busca seguir o índice FTSE EPRA/NAREIT United States Dividend que possui em carteira REITs dos EUA com dividendos previstos para um ano de 2% ou mais.
Eles têm um método de réplica física completa. Sua moeda base é USD e não possui cobertura de moeda. Está domiciliado na Irlanda e sua política de dividendos é de distribuição trimestral.
A seguir, uma decomposição de sua carteira:
E estas são suas principais posições:
Este ETF replica o índice GPR Global 100 que segue 100 empresas de imóveis em todo o mundo desenvolvido.
Ele usa um método de réplica física completa. Sua moeda base é o USD e não possui cobertura de moeda. Está domiciliado nos Países Baixos e sua política de dividendos é de distribuição trimestral.
Estas são suas principais posições em carteira:
E este é um desdobramento por país:
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.