Gestão Financeira
A Receita Federal realiza nesta segunda-feira (30) o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025, beneficiando 6.545.322 contribuintes em todo o país. O valor total depositado é de R$ 11 bilhões, repetindo o recorde registrado no primeiro lote.
O crédito é feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada pelo contribuinte na declaração. Se o dinheiro não cair por erro nos dados bancários, é possível reagendar o pagamento pelo site do Banco do Brasil (bb.com.br/irpf) ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras regiões) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Parte desse montante é destinada a contribuintes com prioridade legal ou que optaram por facilitar o processo com declaração pré-preenchida ou restituição via Pix. No total, R$ 1,8 bilhão serão pagos a esse grupo, que inclui:
O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Se você quer saber se vai receber a restituição do Imposto de Renda 2025 neste segundo lote, há um caminho simples e rápido. A consulta da restituição do IR pode ser feita no site oficial da Receita Federal:
Outra alternativa é usar o aplicativo da Receita Federal, disponível para Android e iOS. Além de verificar a liberação da restituição, o app permite consultar a situação cadastral do CPF e acompanhar o andamento da declaração.
👉 Impostos de Renda: os 10 erros mais comuns ao declarar (e como evitá-los)
Ao fazer a consulta, o contribuinte pode encontrar diferentes mensagens relacionadas ao processamento da declaração do IR. Entender o que cada uma significa ajuda a antecipar os próximos passos e saber se a restituição está perto de ser liberada.
Saber interpretar esses status é essencial para entender por que você ainda não recebeu a restituição do IR 2025 e tomar medidas para resolver qualquer pendência.
Se você não está neste lote, ainda pode receber nos próximos. Confira o calendário da restituição do IR 2025:
A restituição é sempre depositada na conta ou chave Pix informada na declaração. Se o valor não for resgatado em até um ano, o contribuinte deve solicitá-lo pelo portal e-CAC.
Mesmo com tudo certo, alguns contribuintes podem não ver o valor na conta. Nestes casos, o ideal é seguir estas orientações: