logo RankiaBrasil

O que significa CEO, COO, CMO e outras siglas?

O que significa CEO

Usar palavras em inglês tornou-se muito comum, especialmente no mundo empresarial. O que significa CEO? E CMO? E outras siglas empresariais como COO, CFO? Esses termos definem a posição dos altos cargos dentro de uma empresa. Neste artigo, vamos explicar suas equivalências em português e as principais tarefas que desempenham.

Quem é quem em uma empresa? Significado das siglas CEO, COO, CMO, CFO, CIO, CTO, CCO e CDO

Como mencionamos anteriormente, as siglas CEO, COO, CMO, CFO, CIO, CTO, CCO e CDO fazem referência a uma série de altos cargos.

CEO (Chief Executive Officer)

O CEO é o principal responsável pela empresa. No Brasil, é conhecido como diretor-executivo. Os CEOs são os responsáveis ​​finais pelo bom funcionamento da empresa e por tomar as decisões estratégicas. Geralmente, o CEO é o fundador da empresa, aquele que criou a ideia ou o modelo de negócios em que se baseiam a missão, a visão e os objetivos da empresa. O CEO é uma figura muito visível dentro da empresa e geralmente lidera importantes eventos de relações públicas.

Um CEO aparece na mídia dando notícias importantes sobre a empresa, como o lançamento de novos produtos, apresentando os resultados anuais aos stakeholders ou justificando as decisões estratégicas tomadas pela empresa. É sinônimo de força e liderança de uma empresa.

Por exemplo, os CEOs mais conhecidos no setor de tecnologia são Steve Jobs (substituído por Tim Cook) na Apple, Jeff Bezos na Amazon ou Mark Zuckerberg no Facebook. Como mencionado, a popularidade deles se baseia em suas aparições bem-sucedidas representando suas empresas.

COO (Chief Operating Officer)

O COO é o diretor de operações. Suas funções são amplas, uma vez que ele lida com todo o processo desde a concepção, preparação e fabricação do produto até estar disponível para venda no mercado. Isso inclui logística, distribuição, compras, transporte, etc. Ele substitui o CEO quando este não pode comparecer a um compromisso.

Devido ao extenso controle das etapas do produto em uma empresa, ele é considerado o braço direito do CEO e, com o tempo, pode se tornar seu sucessor.

CMO (Chief Marketing Officer)

O CMO é o Diretor de Marketing ou de Comunicação. Ele é responsável por “atender às necessidades e desejos dos clientes”. O CMO reporta diretamente ao CEO, assim como o COO. Comparado com as outras posições de topo da empresa, o CMO é a função onde as mulheres predominam mais. Suas funções incluem:

  • Tomar decisões de preços, pesquisas de mercado e outras atividades relacionadas ao serviço ao cliente.
  • Colaborar com o CCO nas tarefas de comunicação da empresa.
  • Entre outras funções relacionadas ao cliente.

CFO (Chief Financial Officer)

O equivalente em português é o diretor financeiro. Suas tarefas são vitais para o bom desempenho financeiro da empresa. Ele também reporta diretamente ao CEO. Suas funções incluem:

  • Tomar decisões de financiamento próprio ou endividamento da empresa com base no custo de capital e dívida.
  • Máximo responsável pelo controle da tesouraria.
  • Analisar os resultados das operações e a gestão da empresa.
  • Gerar indicadores e índices para controlar a evolução da empresa.
  • Aconselhar sobre a viabilidade dos investimentos e proteger contra os riscos das operações de vendas.

CIO (Chief Information Officer)

Também conhecido como gerente de TI ou chefe de informática. Sua principal função é melhorar o desempenho da empresa através da aplicação de técnicas que aumentam a eficiência nas atividades da empresa. Isso inclui tanto a aplicação de maquinário de última geração, sistemas informáticos, quanto a colaboração com o CDO para introduzir a empresa no mundo digital.

CTO (Chief Technology Officer)

Ele é o responsável pela tecnologia. Assegura que todos os sistemas de tecnologia da informação funcionem de forma otimizada. Pode haver confusão com o CIO porque em algumas empresas o CIO e o CTO compartilham funções ou são a mesma pessoa. A diferença é que o CTO se concentra mais na tecnologia focada na fabricação do produto ou em sua passagem pela cadeia de valor da empresa, enquanto o CIO se concentra mais nos dados internos e no fluxo de informações através dos sistemas.

CCO (Chief Communications Officer)

O CCO é a pessoa responsável pelo departamento de comunicação. No Brasil, geralmente consiste em vários trabalhadores que coordenam atividades com o CMO. Seu objetivo é criar uma imagem de marca da empresa que se traduza em melhores vendas. As tarefas de comunicação da empresa incluem:

  • Publicidade nos meios de comunicação (publicidade) e patrocínio (cobranding) com outras empresas.
  • Promoções de produtos e vendas.
  • Participação em eventos, feiras e ações de relações públicas.
  • Atividades que aumentam a reputação da empresa, como a Responsabilidade Social Corporativa.
  • Coordenação com o CDO para participação em redes sociais.

CDO (Chief Digital Officer)

Também conhecido como diretor digital. Esta é uma posição que surgiu recentemente devido ao desenvolvimento do e-commerce e das empresas digitais. É crucial para transformar a mentalidade da empresa e adaptá-la a um mundo globalizado e cada vez mais digitalizado. É a profissão que mais cresceu nos últimos tempos e as empresas estão procurando desesperadamente especialistas nessa posição. Suas principais funções incluem:

  • Guiar a transformação de uma empresa tradicional em uma empresa online. Não consiste apenas em abrir perfis da empresa nas principais redes sociais, mas em um processo completo de renovação interna voltado ao cliente.
  • Estudar e decidir a implementação das principais novidades no meio digital, especialmente de natureza tecnológica. Adaptar-se às mudanças.
  • Direcionar as tarefas dos Community Managers, conhecidos por suas participações criativas nas redes sociais como Twitter ou Facebook, com o objetivo de obter seguidores, interagir com eles e compartilhar notícias sobre a empresa. Além disso, criar conteúdo que aumente o valor da marca e fidelidade dos seguidores.
  • Dominar conceitos como e-commerce, SEO, SEM, web analytics, big data, social media, web marketing online, entre outros.

Resumo das siglas CEO, COO, CMO, CFO, CIO, CTO, CCO e CDO

CEOChief Executive OfficerDiretor-executivoFundador da empresa, responsável pelo bom funcionamento.
COOChief Operating OfficerDiretor de operaçõesFunções amplas, desde a concepção até a venda do produto.
CMOChief Marketing OfficerDiretor de MarketingAtender às necessidades e desejos dos clientes.
CFOChief Financial OfficerDiretor FinanceiroGestão de recursos econômicos.
CIOChief Information OfficerDiretor de InformáticaMelhorar a eficiência nas atividades da empresa.
CTOChief Technology OfficerDiretor de TecnologiaAssegura a otimização dos sistemas de TI.
CCOChief Communications OfficerDiretor de ComunicaçãoCriar imagem de marca que se traduza em melhores vendas.
CDOChief Digital OfficerDiretor DigitalGestão das comunicações digitais (web e redes sociais).

Exemplo de Organograma com siglas em inglês (CEO, COO…)

Como uma imagem vale mais que mil palavras, mostramos um organograma da empresa Facebook para entender graficamente quem tem mais poder na empresa, assim como quem é o responsável final por cada departamento.

Em uma empresa tão grande como o Facebook, que também possui um portfólio diversificado de negócios em diversas divisões (WhatsApp, Instagram, Oculus VR, entre outros), existe um extenso organograma e muitas divisões.

organigrama facebook

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade