Bolsa
De repente, um dia você acorda e tem mais ações em sua carteira de uma determinada empresa, você consegue imaginar? Isso é possível? Claro que é, mas você não será mais rico, ao serem divididas em partes menores. Neste artigo, enfrentamos dois termos muito comuns na linguagem financeira: split e contra-split. Mas, o que é um split e um contra-split?. Por que eles são feitos?
A seguir, revelamos por que eles são uma prática comum realizada por empresas listadas na hora de gerenciar suas ações.
A terminologia do mercado de ações está cheia de termos em inglês. Um deles é conhecido como split. É um conceito muito simples, mas que é ainda mais se nos ativemos à etimologia da palavra. Em inglês, split significa "dividir", e é exatamente o que é feito com as ações.
Um split não é mais do que uma divisão do valor das ações de uma empresa. Dessa forma, o preço de suas ações passa a ser menor, na mesma medida em que há mais ações. Suponhamos as ações de uma empresa que têm um valor de 2000 reais. Quando um split é realizado sobre elas, expresso na proporção 4:1, significa que o valor de uma ação é dividido por 4. Portanto, cada ação passa a custar 500 reais em vez de 2000 reais e agora haverá quatro vezes mais ações em circulação.
O split não altera em nada a capitalização de mercado da empresa, ou seja, continuará valendo o mesmo. Só tem efeito na apresentação dessas ações, que serão mais numerosas. Para qualquer investidor, especialmente aqueles pequenos que desejam entrar no capital de uma empresa, é muito mais fácil fazê-lo naquelas cujos títulos têm um preço mais baixo. O ditado "dividir para conquistar" se aplica adequadamente ao realizar uma estratégia de split.
Portanto, se o split não afeta a capitalização de mercado da empresa, também não afetará a posição do acionista dentro dela, pois ele continuará mantendo a mesma posição. Continuando com o exemplo, se o acionista possuía 4 ações por 2000 reais cada uma, e houve um split 4:1, agora ele terá 16 ações avaliadas em 500 reais cada uma. Sua posição continua sendo a mesma.
Principalmente pelos seguintes dois motivos:
Ao aplicar o split, o volume de negociação é automaticamente favorecido, pois, ao reduzir o valor, essas ações se tornam muito mais acessíveis.
Qualquer empresa pode realizar essa operação, que pode representar uma vantagem importante para favorecer a entrada de novos investidores. É conveniente descartar a ideia de que se trata de uma operação que representa um sinal de fraqueza. Além disso, para os acionistas, não representa nenhuma mudança. No entanto, para a empresa, tem um forte componente psicológico, pois o que busca é maior acessibilidade.
Um exemplo de split que pudemos encontrar recentemente foi o caso da Amazon (AMZN), de onde vimos que suas ações passaram a ser negociadas de mais de $ 2.000 cada uma, para $ 100 por ação.
E é que em março de 2022, a Amazon aprovou a realização de um split de 20:1 do valor de suas ações. Claro, a divisão das ações deu aos seus acionistas vinte ações para cada uma que possuíam naquele momento, ao mesmo tempo que reduziu o valor nominal de cada ação em 20 vezes.
Por esse motivo, não foi surpreendente que em 1º de junho de 2022, vimos a cotação da Amazon a preços tão “acessíveis”. Na verdade, essa era a principal intenção da empresa, tornar as ações da Amazon mais atraentes para incentivar mais pessoas a investir na empresa.
Outros exemplos de splits em grandes empresas foram realizados pela Apple (AAPL), Tesla (TSLA) ou Google (GOOG).
Vantagens |
Desvantagens | ||
✅ Maior promoção da ação devido ao boom da mídia. |
❌ Causa confusão entre os pequenos investidores | ||
✅ Pode-se ter maior acesso a pequenos investidores devido à redução do preço da ação. |
❌ Vendas do investidor de varejo por incredulidade | ||
✅ O viés de ancoragem de preço entra em jogo, ou seja, ao vê-lo agora mais barato do que seu preço anterior, conseguirá que mais investidores comprem a ação. |
|
E da mesma forma que existe o split, também existe o contra split, sendo exatamente o oposto do split. Portanto, um contra-split é um agrupamento das ações de uma empresa, de tal forma que na mesma proporção que se agrupam, deve-se aumentar o preço.
Ou seja, em vez da operação de divisão, é realizada uma multiplicação do valor dessa ação pelo número que se unem. Vamos supor, por exemplo, que uma empresa realiza um contra-split 6:1 e no qual as ações dessa empresa custavam 50 reais, ao realizar essa operação de contra-split, agrupam-se 6 ações em 1, e cada uma delas, a partir de agora custará 300 reais.
O contra-split tem o mesmo efeito para o acionista que o split, ou seja, nenhum. O acionista possui menos ações, mas o valor total do que investiu não varia absolutamente.
Não é uma prática muito comum, mas as empresas que recorrem a ela o fazem pelos seguintes motivos:
Às vezes, os preços das ações são tão baixos, até mesmo menos de um dólar, que parecem ser penny stocks ou ações com pouco futuro. Se as ações da empresa passam de um valor baixo para um mais alto, geralmente projeta-se a sensação de que se trata de uma empresa com muito mais volume de negócios, pelo menos para o investidor mais inexperiente, o que pode ajudar a atrair um pouco mais de volume.
Prós |
Contras | ||
✅ Maior promoção da empresa devido ao alvoroço gerado após a notícia |
❌ Que gere desconfiança nos acionistas | ||
✅ Entram em jogo vieses psicológicos que fazem o investidor acreditar mais em seu investimento |
❌ Que os investidores pensem que não é uma empresa séria | ||
✅ Quanto mais vale uma ação, mais as pessoas tendem a pensar que é um melhor ativo onde colocar seu dinheiro. Mais segurança |
|
Como conclusão, poderíamos referir que tanto o split quanto o contrasplit não têm nenhum tipo de efeito sobre o valor de mercado dessa empresa no momento da realização do mesmo, os acionistas continuam tendo o mesmo dinheiro investido, mas terão maior quantidade de ações no caso do split, e menor no contrasplit.
O objetivo de ambas as operações é proteger a empresa dos possíveis efeitos negativos de ter um número de ações inadequado, facilitar a operação e convidar a atrair maior investimento.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.