logo RankiaBrasil

Como investir no espaço? Ações e ETFs

açoes para investir no espaço

Vamos com um setor que sempre desperta intrigas e curiosidades, tanto a nível científico, econômico, como humano: a conquista do espaço.

Certamente, se tivéssemos que falar do espaço, o retorno à Lua, a conquista de Marte, etc. Todos nós pensaríamos em dois nomes: Elon Musk e Space X. E não é para menos, pois o magnata sul-africano conseguiu tornar rentável um setor que sempre foi de competência exclusiva do aparato estatal com organizações como a NASA (EUA), ESA (UE) ou a CNSA (China).

Quem sabe, na era da IA, talvez estejamos falando do novo Bitcoin com capacidades de valorização ainda não imaginadas. Por isso, hoje veremos 3 ideias para investir no setor espacial, que embora sonhem grande, mantêm os pés na Terra.

Como investir no espaço?

Esta ainda é a grande pergunta, porque até agora só vimos projetos privados. No entanto, a seguir eu destaco 3 possíveis ideias, que estão gerando importantes revalorizações, nos últimos meses.

Northrop Grumman

Northrop Grumman (NOC), é essencialmente conhecida por seus modernos protótipos de aviação preparados para o combate. Assim, após a aquisição estratégica da Orbital ATK em 2018, a empresa emergiu como um pilar fundamental na indústria do espaço.

Atualmente, a Northrop Grumman está desenvolvendo o OmegA, um foguete de grande capacidade projetado para transportar cargas pesadas tanto para missões comerciais quanto governamentais. Mas, acima de tudo, a empresa se consolidou na fabricação de satélites avançados, contribuindo de maneira notável para o projeto do Telescópio Espacial James Webb para a NASA, uma das iniciativas científicas mais ambiciosas das últimas décadas.

Northrop Grumman cotaçao
Northrop Grumman cotação

Desde então, não parou de crescer, como seu gráfico demonstra. Vejamos alguns de seus números:

  • Margem EBITDA: nos últimos cinco anos, situou-se entre 10% e 20%
  • Série de dividendos: embora não pareça verdade, a empresa distribui dividendos há mais de 20 anos com um payout superior a 50%.
  • Além disso, seus lucros têm crescido, bastante acima das expectativas.

Rocket Lab USA

E sim, antes íamos com uma das empresas aeroespaciais cotadas mais destacadas e posicionadas do setor, agora vamos com um dos diamantes brutos.

Rocket Lab USA é uma empresa aeroespacial americana especializada no desenvolvimento e lançamento de foguetes para satélites pequenos e médios. Fundada em 2006, a companhia revolucionou o acesso ao espaço por meio de seu foguete Electron, projetado para oferecer lançamentos frequentes, acessíveis e personalizados para clientes comerciais, governamentais e científicos. Além disso, após os sucessos de Musk, a Rocket Lab aproveitou sua descoberta para continuar avançando em tecnologias de reutilização de foguetes e na construção de infraestrutura espacial.

Rocket Lab cotaçao
Rocket Lab cotação

Como demonstra seu gráfico, apesar da recente revalorização, a companhia ainda tem muito a provar, especialmente considerando seus fundamentos, pois ainda não foi capaz de apresentar lucros operacionais. No entanto, deixo registrada a ideia para aqueles amantes do rock'n'roll, ou que simplesmente veem isso como um investimento a muito longo prazo, quando a empresa voltar a recuar.

Lembremos que tanto a Space X, como a Tesla (TSLA), as duas empresas principais de Elon Musk, levaram mais de uma década para apresentar lucros, e veja agora.

VanEck Space Innovators UCITS ETF

O VanEck Space Innovators UCITS ETF (JEDI). Não é legal o ticker deles, hein?

Bem, o certo é que, como te disse no início, este é um setor muito volátil, e assim como você verá valorizações consideráveis, terá que enfrentar drawdowns superiores a 50%, portanto, se você não se sentir capaz disso, permita-me apresentar a alternativa indexada.

O mencionado ETF replica o índice MVIS Global Space Industry ESG, que rastreia empresas de todo o mundo que estão ativas na economia espacial. Trata-se, portanto, do único ETF UCITS focado em atividades da indústria espacial. Além disso, as ações incluídas são filtradas de acordo com critérios ESG (ambientais, sociais e de governança corporativa).

VanEck Space Innovators UCITS ETF cotaçao
VanEck Space Innovators UCITS ETF cotação

O ETF replica a rentabilidade do índice subjacente comprando os 25 componentes do índice (réplica completa), embora apenas os 10 primeiros componham mais de 65% do mesmo.

Em suma, como você pode ver existe toda uma indústria que, embora sonhe grande, mantém os pés no chão com projetos sérios e realistas; defesa, satélites, Internet, etc. são todos serviços que já hoje são demandados e monetizados, e continuarão a ser no futuro mais imediato. Ainda assim, deixo você com o seguinte artigo, onde com certeza encontrará mais ideias: ETFs de Defensivos.

Se você se interessou pelas oportunidades de investimento no setor espacial apresentadas no artigo, pode considerar abrir conta em uma corretora para ter acesso aos principais ativos de empresas. Uma excelente opção para isso é a XTB*, que oferece praticidade, confiança e ainda a vantagem de não cobrar corretagem** sobre ações e ETFs dos EUA.

  • Comissões 0% em ações e ETFs.
  • Regulação local em todos os países em que está presente
  • Serviço de Atendimento ao Cliente com profissionais preparados em diferentes idiomas, disponível 24 horas por dia.
Visitar

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Por que investir no espaço?

Precisamos entender o porquê. E aqui estão 3 motivos pelos quais, inexoravelmente, será um setor que continuará crescendo com o tempo.

Volume de negócios próximo a 2 trilhões em 2035

Segundo os dados disponíveis até outubro, a indústria espacial global (também conhecida como a indústria da conquista do espaço) teve um volume de negócios estimado em aproximadamente 680 bilhões de dólares americanos anuais.

Mas é que, segundo diversas estimativas econômicas como a da McKinsey, espera-se que o volume de negócios da indústria espacial continue crescendo de maneira significativa até 2030. E já há projeções que indicam cerca de 1 trilhão de dólares americanos anuais nesse ano, e 1,8 trilhão para 2035, o que representaria uma taxa de crescimento anualizada de 35%.

Volume de negócios da indústria aeroespacial projetado para 2025
Volume de negócios da indústria aeroespacial projetado para 2025

É certo que outras projeções como o relatório da Deloitte Insights, ou outro realizado pela PwC, são um pouco mais conservadoras, mas sempre trabalham com CAGRs superiores a 15% anualizado.

Novas atividades e linhas de negócios... no espaço

E é que os números vistos até agora se sustentam em ideias de negócios que já são visíveis, e que têm muita relação com a conquista do espaço:

  • Internet via satélite: com o envio de constelações de satélites em órbita terrestre baixa (LEO) para fornecer conectividade à internet de alta velocidade em todo o mundo, especialmente em áreas remotas. Até agora, o exemplo mais claro tem sido o Starlink, a constelação de mais de 6.000 satélites implantada pela SpaceX, que já conta com mais de 2,7 milhões de clientes em 75 países diferentes.
  • Earth Imaging (Imagens da Terra) O Earth Imaging refere-se à captura e análise de imagens da superfície terrestre a partir do espaço para aplicações, como monitoramento ambiental, agricultura de precisão, gestão de desastres e planejamento urbano. Aqui se destacam projetos que já estão operacionais como a empresa GHG Sat ou Capella Space.
  • Defesa e segurança espacial: e como não, a área que ainda continua sendo a joia da coroa. No final, a proteção de ativos espaciais, a segurança das missões e a defesa contra ameaças políticas potenciais no espaço inclui o desenvolvimento de tecnologias para proteger satélites, sistemas de vigilância e capacidades de resposta. Quem sabe, talvez nas guerras de daqui a algumas décadas, em vez de atacar hidrelétricas ou estradas, busque-se derrubar os satélites do inimigo.

Claro, ficaram outras áreas nas quais não vou me estender, como a limpeza de resíduos espaciais onde já se destacam projetos como Space Logistics, ou a própria fabricação e lançamento de foguetes e satélites, onde aparece a grande Space X, de Elon Musk

Binômio Trump - Musk

Musk e trump juntos

E aqui está a verdadeira razão de ser do rali da bolsa que estamos experimentando em matéria de corrida espacial (e na verdade em tantos outros setores).

Porque todas as estimativas que estão projetadas, assim como novas atividades que mencionamos até agora existem, mas não serviriam de nada, se não houvesse um catalisador. Algo que faça os investidores sonharem, que se pode chegar mais longe. E certamente esse algo é a vitória de Donald Trump, com Elon Musk como escudeiro.

E é que Donald Trump ganhou as eleições com a promessa de criar um Departamento de Eficiência Governamental com a ideia de suprimir todas as duplicidades e ineficiências que são próprias da função política. E à frente desse departamento estaria nada mais nada menos que Elon Musk, a primeira pessoa que foi capaz de monetizar uma empresa espacial.

Mas há mais. Tudo indica que um dos colaboradores mais próximos de Elon Musk, Jared Isaacman, será o encarregado de dirigir a NASA. Enfim, acho que a relação se estabelece por si só; eficiência governamental realizada pelo CEO da maior empresa privada dedicada à atividade espacial, com um de seus principais discípulos à frente da NASA.

E sim, atualmente é verdade que este setor está muito exposto à moda cíclica do momento. Mas é um pouco como investir em Bitcoin, cada ciclo de auge espacial é superior ao anterior, incluindo mais volume de empresas, projetos e países.

*A oferta dos serviços da XTB International é intermediada pela Finvest DTVM Ltda., Instituição integrante do sistema brasileiro de distribuição de valores Mobiliários. A negociação de instrumentos financeiros oferecidos pela XTB International está associada a um risco significativo de perda de capital. Por favor, certifique-se de compreender o risco.
***Para volumes mensais até 100.000 EUR. Em transaçoes acima deste limite será cobrada uma comissão de 0,2% (mínimo 10 EUR).

  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade