Bolsa
Para comprar ações na bolsa, devemos levar em consideração onde encontrar um corretor ou quanto dinheiro investir na bolsa para começar. No seguinte artigo, vamos explicar de forma simples os passos a seguir no processo de compra de ações nos mercados de renda variável.
Continue lendo!
Antes de ver quais corretores escolher e como efetuar uma compra de ações, é necessário considerar previamente uma série de questões fundamentais se pretendemos ter sucesso em nosso trabalho:
Como em qualquer atividade na vida, a primeira coisa a fazer é adquirir os conhecimentos necessários antes de investir.
Isso é um trabalho, uma profissão, embora a maioria dos investidores invista como atividade complementar em busca de obter um retorno econômico. Portanto, como em qualquer outra atividade profissional, primeiro é preciso se formar lendo livros especializados, fazendo cursos, lendo muitas páginas da web e blogs. Aqui mesmo em nossa página você pode encontrar centenas de conteúdos educativos sobre o tema.
Antes de começar a investir, temos que ter muito claro nosso perfil de investidor e risco, pois isso determinará:
E tão importante quanto estar bem informado é escolher um corretor que seja seguro, confiável, fácil de usar, com baixas comissões, que ofereça bons gráficos em tempo real e todas as ferramentas técnicas necessárias ao investir ou negociar. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa completa na internet e ler as opiniões dos usuários de cada corretor.
Sobre isso, daremos mais informações abaixo.
No mundo dos investimentos, é fundamental investir de acordo com estratégias simples e compreensíveis.
Ou seja, é preciso investir seguindo um plano, uma metodologia que deve ser simples e fácil de entender, pois como tudo na vida, o simples é o que funciona melhor. Desta forma, conseguiremos evitar a improvisação.
A parte psicológica e mental é ainda mais importante do que a parte técnica ao investir. Podemos ter um bom sistema, mas se não formos disciplinados e frios, perderemos dinheiro. É absolutamente essencial deixar as emoções de lado e seguir nossa metodologia de forma constante, paciente e disciplinada.
Investir em ações no mercado brasileiro pode ser uma experiência enriquecedora e acessível. Aqui está um guia detalhado passo a passo para facilitar sua entrada no mundo dos investimentos em ações:
Antes de tudo, entenda que existem várias maneiras de investir em ações:
Podem ser feitas muitas classificações de ações, mas vamos nos ater a três tipos muito importantes:
Em geral, são empresas ligadas ao mundo das startups e do setor tecnológico, empresas que nasceram recentemente, que estão se expandindo rapidamente, que não distribuem dividendos nem recompram ações porque reinvestem todos os lucros em seu negócio para continuar crescendo.
Se você está começando no mundo dos investimentos, inicialmente, pode ser conveniente se afastar delas, por mais tentadoras que possam ser.
Exemplos de valores cíclicos são os fabricantes de automóveis ou setores relacionados ao turismo, como hotéis.
O potencial de valorização das ações valor é chamado de margem de segurança e refere-se à diferença entre o valor intrínseco e o preço de cotação naquele momento. Mas não basta que o preço de uma ação seja simplesmente mais baixo do que seu valor intrínseco. Essa diferença deve ser significativa, pelo menos de 20% a 30%.
E a propósito, se você está começando, este é o tipo de ações mais convenientes para começar a investir, pois você se afastará do caos diário que são os mercados, a bolsa e as ações do tipo growth. Não é à toa que costumam ser ações dos chamados setores defensivos: Alimentação, farmácia...
Não existe nenhuma regra sobre quantas ações devem ser compradas e mantidas em carteira. Mas devido à importância da diversificação, não é aconselhável que sejam ações de uma ou duas empresas, para entendermos.
Tentar ter uma carteira equilibrada, em termos de ações de setores, países...
No entanto, devemos acrescentar que hoje em dia, graças às ações fracionadas, não é necessário ter muito dinheiro para ter uma carteira diversificada com ações de muitas empresas.
De fato, graças às ações fracionadas, podemos investir em uma empresa mesmo que o preço de suas ações seja muito alto e também por muito pouco dinheiro.
Como? Bem, em vez de comprar uma ação inteira, compramos uma parte dela, ou seja, compramos uma fração de uma ação
Investindo em ações, podemos obter lucros econômicos de duas maneiras básicas:
Esta é a forma que todo mundo vê de forma mais ou menos aparente. É a pura apreciação do preço em relação ao momento que compramos.
Por exemplo, se adquirimos ações de uma empresa que naquele momento estão cotadas a 10 euros e mais tarde as vendemos quando estão cotadas a 12 euros, teremos ganhado 20%. Fácil, não é?
O dividendo é uma porcentagem dos lucros que uma empresa conseguiu no exercício completo e que distribui entre os acionistas dessa empresa.
De fato, isso implica que, sendo dono de uma parte dessa empresa, você terá direito a receber essa mesma porcentagem dos lucros que a empresa distribuir.
No entanto, vale a pena dizer que ambas as formas de obter lucros não são exclusivas. De fato, uma abordagem correta seria escolher empresas que você detecta como subvalorizadas e que também distribuem dividendos anualmente.
E como encontrar essas empresas? Logo abaixo deixo um artigo para você:
👉 Quem são os aristocratas do dividendo?
O mecanismo de venda de ações é o mesmo que o de compra. Se temos ações compradas por exemplo a 8 euros e queremos vendê-las quando subirem para 9 euros, temos duas opções:
Sem dúvida, a opção ideal e mais eficaz é a primeira.
O recomendável ao começar a operar na bolsa é investir pequenas quantidades: você irá investindo maior quantidade quanto mais seguro estiver operando na bolsa. Os especialistas costumam recomendar ter uma carteira de cerca de 10.000 euros para poder diversificar o suficiente, mas nosso conselho é que você vá aumentando pouco a pouco seu capital investido, à medida que vai se formando e conhecendo melhor o mundo da bolsa e também seus erros e problemas mais comuns.
E, embora você observe que as ações aumentam seu valor, talvez não seja rentável para você vendê-las na primeira oportunidade, pois ao descontar as comissões pode ser que você ainda não tenha gerado nenhum lucro.
Se você tiver dúvidas, pode deixar um comentário abaixo e tentaremos ajudá-lo o mais rápido possível
A lista de erros clássicos dos investidores iniciantes ao investir em ações é muito extensa, mas vamos nos concentrar em alguns pontos determinantes:
Se você investe em renda variável (ações, índices, moedas, commodities, criptomoedas, etc) não estará isento de risco, em maior ou menor medida você terá que aceitá-lo e assumi-lo.
No caso de querer investir seu dinheiro sem risco, só lhe restam as seguintes opções:
Contas bancárias remuneradas.
Depósitos bancários segurados
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.