Trading
O suco de laranja é uma commodity agrícola e é negociado nas bolsas de valores por meio de diversos ativos, assim como o petróleo ou o ouro.
Na década de 1940, a engenhosidade de 3 pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos levou ao desenvolvimento de um novo processo de produção de suco de laranja concentrado, graças ao qual a bebida cítrica pôde ser transformada em um produto básico com milhões de consumidores.
Esse suco ficou tão popular no mundo que pode ser trocado nos mercados e faz parte de uma indústria multimilionária que você vai conhecer hoje. Gostaria de investir em suco de laranja? Bem, não deixe de ler nossa análise e aprender como fazer isso.
O suco de laranja está presente em milhões de lares e é apreciado em todo o mundo. É o preferido de muitos para complementar o café da manhã pelo seu rico sabor e, além disso , é uma fonte concentrada de vitamina C e potássio.
Da mesma forma, tornou-se um aliado para preparar inúmeras receitas que incluem a doçaria e gastronomia de diferentes culturas. A laranjeira adapta-se a várias regiões do mundo, embora necessite de um clima temperado e soalheiro, com água suficiente, mas sem geadas.
Embora existam muitas variedades da fruta, as 2 categorias principais são a laranja doce e a laranja amarga. Dentre os tipos de laranja doce temos a mais popular para fazer sucos, conhecida como laranja 'Valência' ou 'Valênciana', originária da Espanha.
Existem vários motivos para consumir esta deliciosa bebida e entre os mais importantes podemos citar:
Apesar de todas as suas propriedades, o suco de laranja concentrado possui altos níveis de açúcares simples, por isso alguns conselhos nutricionais recomendam reduzir seu consumo ou substituí-lo por laranja fresca, pois pode estar relacionado a doenças como diabetes e obesidade.
O suco de laranja foi consumido naturalmente ao longo da história, mas, seu consumo em larga escala começou graças à invenção do suco de laranja concentrado .
No entanto, a princípio, o concentrado perdeu tanto o sabor da fruta quanto seu conteúdo nutricional, enquanto o suco de laranja enlatado tinha um sabor metálico, então essas tentativas falharam comercialmente.
Mas, vejamos como foi a gênese do suco de laranja industrial que conhecemos hoje:
A partir de 1942, 3 pesquisadores trabalhando com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Louis G. MacDowell, Edwin L. Moore e Cedric D. Atkins, aperfeiçoou um processo para fazer suco de laranja concentrado congelado.
processo de concentração até então utilizado consistia em aquecer o suco para que a água evaporasse.
pesquisadores inventaram um método chamado 'processo de redução', no qual o sabor do suco de laranja foi preservado adicionando um pouco de suco fresco ao concentrado e depois congelando.
Esse novo processo recuperou parte da vitamina C perdida com o aquecimento , resultando em um produto mais nutritivo e com sabor original.
Isso possibilitou produzir em escala industrial e manter a vida útil do suco por muito mais tempo. Assim, graças a esses avanços científicos e tecnológicos, o crescimento da produção de citros em todo o mundo se acelerou e a indústria de alimentos congelados que conhecemos hoje foi criada.
A qualidade do suco de laranja industrial é avaliada a partir de diversos parâmetros, como:
O suco de laranja que é comercializado como matéria-prima agrícola tem graduação padrão para seu grau de doçura de 65 'Graus Brix'. Isso implica que para cada 100 gramas de solução existem 65 gramas de açúcar e outros sólidos dissolvidos.
Igualmente importante é a qualidade da água utilizada para reconstituir o suco de laranja, pois o suco feito a partir do concentrado contém 85% de adição de água.
O comércio de suco de laranja tem crescido em popularidade ao longo dos anos, atraindo diversos players, como agricultores, empresas de processamento e armazenamento. A bebida cítrica foi incluída na categoria de soft commodities para negociação em bolsa, embora ao contrário de outros produtos agrícolas , o suco de laranja é um alimento com grandes usos industriais além do consumo próprio.
A casca da laranja é utilizada na produção de óleos , velas e perfumes. O último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos registrou uma queda de 6,8% na produção de suco de laranja para a safra 2022/2023, para um total de 1,56 milhão de toneladas métricas.
As causas estão na baixa produção da fruta no Brasil, União Européia, México e Estados Unidos. Por outro lado, o consumo de suco de laranja permanece estável, enquanto as exportações devem cair devido à menor oferta.
A cadeia de valor do suco de laranja começa com a produção da fruta. De acordo com o Departamento de agricultura dos Estados Unidos. Os 10 principais países produtores de laranja no mundo para a temporada 2022/2023 (em milhões de toneladas métricas) foram as seguintes:
O principal produtor mundial de laranjas é o Brasil com 16,5 milhões de toneladas de métricas. O país mantém 34,7% do mercado, por isso que é o principal ator global.
China e União Européia estão em segundo e terceiro lugar com 7,6 e 5,9 milhões de toneladas, respectivamente. Juntas, elas concentram 32,4% da produção. Com exceção dos Estados Unidos, que ocupa a sexta posição com 2,5 milhões de toneladas, o restante do top 10 é formado por 6 economias emergentes: México, Egito, África do Sul, Turquia, Vietnã e Argentina.
Segundo a mesma fonte, os 10 principais países produtores de suco de laranja no mundo para a safra 2022/2023 (em toneladas) foram os seguintes:
Não é de estranhar que os mesmos países líderes na produção de laranjas se repitam. O Brasil também é líder absoluto na produção de suco industrial de laranja com 1,1 milhão de toneladas, o que representa uma participação de 71,8%. Seguido do México e os Estados Unidos com 176.000 e 125.000 toneladas respectivamente. Ambas concentram 19,3% da produção mundial.
Esses 3 países cobrem nada menos que 91,1% de toda a oferta mundial dessa matéria-prima.
A produção de suco de laranja vem diminuindo desde a safra 2018/2019, o que, entre outros motivos, se deve a fatores climáticos e doenças da lavoura.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a produção de laranja deverá cair 697 mil toneladas para um total de apenas 2,5 milhões de toneladas este ano, o nível mais baixo em mais de 50 anos.
Os rendimentos das colheitas continuam a diminuir no estado da Flórida devido ao doença do dragão amarelo, que devastou milhões de hectares de plantações, e também devido aos ventos fortes dos furacões.
Continuando com os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, os 10 principais países consumidores de suco de laranja no mundo são os seguintes:
A União Européia é o maior consumidor de suco de laranja industrial com 543.000 toneladas métricas, para 33,5% da demanda global. Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar com 498 mil toneladas, o que representa 30,7% de todo o consumo. Ambos os países respondem por 64,2% do consumo, por isso são players muito importantes no mercado.
O restante dos países consumidores, como China, Reino Unido, Brasil, Canadá e Japão , têm um papel mais modesto.
Toda a dinâmica do consumo se desenvolve a partir da produção industrial do suco de laranja para suprir as necessidades domésticas e para exportação.
Os preços do suco de laranja são afetados por 6 fatores principais:
Nas bolsas de valores você encontra 2 principais instrumentos financeiros para investir em suco de laranja:
É um acordo vinculante entre duas partes para comprar e vender suco de laranja concentrado congelado em uma data futura a um preço predeterminado. O tamanho padrão do contrato é de 15.000 libras e é cotado em centavos de dólar dos EUA (USX) por libra.
Investir em suco de laranja através de futuros tem 2 grandes vantagens:
Uma das corretoras onde você pode investir com segurança em futuros é a Interactive Brokers.
CFDs ou Contratos por Diferença são Derivativos que permitem especular sobre o preço, mas sem realmente adquirir o ativo subjacente.
Para investir em suco de laranja temos CFDs que acompanham contratos futuros e CFDs que seguem ações de empresas que participam da cadeia de valor do suco de laranja.
*A única corretora autorizada pela CVM a oferecer CFDs e Forex no Brasil é a ActivTrades.
Além disso, As comissões que as corretoras cobram para negociar ativos de suco de laranja são baseadas no spread , que pode ser oneroso.
As ações em dinheiro representam um instrumento de investimento indireto que nos concede parte do capital social de uma empresa e, com isso, o direito de receber uma fração dos potenciais benefícios gerados.
Nesse caso, não investimos no suco de laranja como uma ' commodity ' , mas em uma empresa que participa da cadeia de valor dessa matéria-prima. Na indústria de suco de laranja podemos encontrar empresas que participam de diferentes fases de produção e comercialização, tais como:
Embora pareça estranho para você , gigantes corporativos como Coca Cola e PepsiCo possuem algumas das maiores marcas de suco de laranja do mundo…
Se os derivativos são muito arriscados para você e seu horizonte de tempo é de longo prazo, Investir em suco de laranja indiretamente através de empresas como essas pode ser atraente para você , pode até permitir que você diversifique seu portfólio.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.