logo RankiaBrasil

XP Investimentos vs BTG Pactual: qual a melhor corretora?

BTG vs XP

Ambas figuram entre as maiores plataformas de investimento do país, oferecendo uma gama ampla de produtos e serviços financeiros. Neste comparativo detalhado, vamos analisar ponto a ponto as duas corretoras, do portfólio de produtos oferecidos até custos, plataformas, atendimento, segurança e diferenciais, com foco especial no investidor de varejo.

👉 Melhores Corretoras para Investir no Brasil em 2025

Produtos oferecidos pela XP e BTG

Uma corretora atrativa deve disponibilizar diversidade de produtos, permitindo ao investidor varejo montar uma carteira completa com opções de renda fixa e variável. Tanto XP quanto BTG Pactual se destacam pela variedade de ativos disponíveis em suas plataformas.

Em resumo, seja na XP ou no BTG, o investidor minoritário encontra praticamente todos os instrumentos negociados em bolsa e fundos de investimento tradicionais. A tabela a seguir resume os principais produtos oferecidos:

Estrutura de custos: BTG Pactual vs XP Investimentos

Comparar a estrutura de custos é fundamental, pois taxas podem impactar significativamente a rentabilidade do investidor varejo.

👉 Como saber se uma corretora está regulamentada na CVM?

Corretagem

Refere-se à comissão cobrada a cada ordem de compra/venda de ativos de renda variável. A XP Investimentos adota um modelo de corretagem fixa por ordem no home broker (autoatendimento), enquanto o BTG Pactual utiliza uma tabela regressiva.

Taxas de Custódia

Atualmente, nenhuma das duas corretoras cobra taxa de custódia tradicional em aplicações de renda variável ou renda fixa para investidores individuais. A XP zerou a custódia tanto de bolsa quanto de renda fixa e COEs, bem como não cobra taxa de manutenção de conta. Até mesmo a taxa da XP para Tesouro Direto é 0%, ou seja, a corretora não cobra nada além da taxa obrigatória da B3.

👉 Quais são as taxas de corretagem mais comuns?

Da mesma forma, o BTG Pactual não cobra custódia em renda fixa, fundos ou variável. No Tesouro Direto, ambos repassam apenas a taxa da B3, que hoje é de 0,20% a.a. sobre o valor dos títulos (cobrada semestralmente), não há cobrança adicional própria.

Taxas em Fundos de Investimento

Nem a XP nem o BTG cobram dos clientes taxa de ingresso, saída ou custódia pelos fundos de investimento distribuídos em suas plataformas. As únicas taxas dos fundos são aquelas próprias de cada fundo, definidas pela gestora.

Essas taxas já estão embutidas na rentabilidade do fundo e a corretora não acrescenta nenhum custo extra além do que o fundo por si só cobra. Do ponto de vista do investidor, investir em fundos via XP ou BTG tem custo equivalente, ele arca somente com as taxas do próprio fundo. Em suma, não há diferença relevante de custo para o cliente em relação a fundos: ambos oferecem centenas de fundos sem taxa de carregamento.

Spreads em Produtos de Renda Fixa

Uma questão importante, embora nem sempre transparente, é o spread praticado em títulos de renda fixa. Corretoras podem ganhar dinheiro oferecendo CDB/LCI de bancos com taxas ligeiramente menores do que se o investidor aplicasse diretamente no banco emissor, ficando com a diferença como comissão.

Tanto a XP quanto o BTG, por terem grande poder de distribuição, negociam com bancos emissores para disponibilizar seus títulos na plataforma. Em geral, os títulos de renda fixa disponíveis nessas corretoras têm taxas competitivas, mas às vezes um pouco inferiores às oferecidas diretamente pelo banco emissor.

Plataformas e ferramentas oferecidas pela XP e BTG

Aqui avaliamos a qualidade das plataformas de negociação (web e mobile), as ferramentas de análise e usabilidade, especialmente do ponto de vista de um investidor iniciante.

Plataforma Web (Home Broker)

Tanto a XP quanto o BTG oferecem home brokers modernos, estáveis e com recursos completos para o investidor comum. No XP Investimentos, o home broker web permite acompanhar cotações em tempo real, inserir ordens, acessar book de ofertas, notícias e extratos. A interface da XP passou por evoluções para ficar mais intuitiva; mesmo assim, pode parecer um pouco carregada de informações para um usuário totalmente iniciante, dado o vasto leque de produtos e funcionalidades disponíveis.

Já o BTG Pactual é frequentemente elogiado pela interface limpa e de fácil navegação, com todas as informações essenciais (saldo, cotação, ordens, etc.) bem organizadas na tela. De modo geral, ambos permitem que o investidor faça suas operações comuns (comprar/vender ações, aplicar em renda fixa ou fundos) sem maiores dificuldades.

Aplicativos móveis da BTG e XP

Nos apps para smartphone, as duas corretoras investiram bastante. O App XP foi redesenhado recentemente para ficar “mais fácil de usar, personalizado e eficiente”. Ele permite gerenciamento completo da conta: acompanhamento da carteira em tempo real, realização de operações em renda variável e renda fixa, consulta a relatórios e suporte via chat.

Já o App BTG Pactual Investimentos integra também funcionalidades de banco digital (no caso de quem utiliza a conta BTG+), oferecendo consulta de saldo, investimentos e até cartão em um só lugar. Em termos de usabilidade, ambos os apps são bem avaliados, entregam velocidade e estabilidade. O BTG tende a ter uma experiência unificada, já que é um banco múltiplo (investimentos e conta bancária juntos), enquanto a XP possui a conta digital própria integrada ao app de investimentos.

Para iniciantes, a curva de aprendizado de ambos os aplicativos é similar, exigindo familiarização com termos financeiros básicos. Alguns usuários apontam que plataformas de corretoras simplificadas (Nu Invest, Clear, etc.) podem ser mais amigáveis no começo, mas em contrapartida XP e BTG oferecem mais recursos e produtos na mesma aplicação.

Ferramentas de análise e pesquisa

A XP e o BTG disponibilizam a seus clientes um conjunto de materiais e ferramentas para auxílio na tomada de decisão de investimento. A XP Investimentos possui uma área dedicada de análises e recomendações, chamada XP Research, com relatórios diários, carteiras recomendadas, análises de ações, fundos e economia. Muitos desses conteúdos estão acessíveis no site de conteúdo da XP e no aplicativo, ajudando o investidor minoritário a se informar.

Além disso, a XP oferece simuladores (ex.: “Simulador de investimentos” para projetar rendimento) e outras ferramentas educacionais interativas em seu portal. No caso do BTG Pactual, a corretora também fornece relatórios e boletins produzidos pela equipe econômica e de research do banco.

Essas análises cobrem desde movimentações do mercado local e internacional até estudos setoriais e recomendações de alocação. Em termos de ferramentas gráficas e de negociação avançada, a XP e o BTG permitem a utilização de plataformas profissionais para traders que assim desejarem.

A XP também não fica atrás, o “Área do Trader” da XP dá suporte a conexões via MetaTrader e outras soluções, embora isso seja utilizado principalmente por investidores experientes (a maioria dos minoritários usa o próprio HB da XP, que já é bastante completo).

Facilidade de uso para iniciantes

Ambas corretoras têm investido para melhorar a experiência do usuário, mas pela própria abrangência de produtos podem ser um pouco complexas para quem nunca investiu. A XP desde o onboarding já direciona o cliente para definir seu perfil de investidor e oferece material educativo (vídeos, artigos) ensinando a usar a plataforma. O BTG também possui uma seção de ajuda e conta demo para treinamento.

No entanto, se compararmos com plataformas 100% focadas no público iniciante (como apps de fintechs), XP e BTG podem exigir um período de aprendizado. Uma observação útil: a XP conta com assessores de investimento espalhados pelo Brasil que podem ajudar novos clientes a entender a plataforma e montar carteira. O BTG, apesar de vir de um banco de investimento, estruturou seu atendimento digital para atender também as dúvidas dos novatos via chat e telefone.

XP Investimentos vs BTG Pactual: atendimento ao cliente

Ambas corretoras oferecem múltiplos canais de contato. A XP Investimentos disponibiliza atendimento via chat online 24 horas, canal de WhatsApp para suporte rápido, além de central telefônica e e-mail. O telefone de atendimento da XP funciona em horário comercial, e a corretora também possui uma Ouvidoria para escalonamento de reclamações não resolvidas no atendimento inicial.

Já o BTG Pactual orgulha-se de oferecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive divulga em seu site e no Reclame Aqui que tem suporte 24h disponível. Os canais incluem chat no app e site, telefone que atende clientes a qualquer hora, e suporte via e-mail.

Assim como a XP, o BTG possui Ouvidoria (no caso, do Banco BTG Pactual) para casos excepcionais. Em adição, ambos são ativos nas redes sociais e costumam responder dúvidas ou direcionar clientes para o privado, embora questões específicas de conta precisem ser tratadas nos canais oficiais. A tabela a seguir resume os canais:

Como podemos ver, ambos investem em disponibilidade. O diferencial do BTG é enfatizar atendimento humano 24/7, o que pode trazer tranquilidade ao investidor que opera fora do horário comercial. A XP também possui atendimento 24h via chat, mas por telefone costuma restringir a horário comercial.

Segurança e regulação na XP e BTG

Quando se trata de investir, especialmente via corretoras, segurança é prioridade.

👉 Lista de corretoras autorizadas no Brasil

Regulação e autorizações

Tanto a XP Investimentos quanto o BTG Pactual são instituições devidamente reguladas pelos órgãos competentes no Brasil. As duas são registradas como corretoras de valores mobiliários autorizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pelo Banco Central.

Além disso, são membros da B3 (Brasil Bolsa Balcão), participando de suas câmaras de custódia e liquidação. O BTG Pactual, por exemplo, opera dentro das normas da CVM e possui certificações da CETIP (atual B3, Cetip UTVM) para custódia e liquidação de títulos privados, segue códigos da ANBIMA, e é supervisionado pela BSM (empresa de supervisão de mercado da B3).

👉 Os 5 Principais Reguladores de Corretoras do Mundo

A XP, da mesma forma, é participante pleno da bolsa e aderente a todos os mecanismos de autorregulação aplicáveis. Optar por corretoras registradas na CVM e participantes da B3, como é o caso de XP e BTG, garante que a empresa segue regras rígidas de conduta, transparência e proteção ao investidor, impostas por esses órgãos.

Garantias do FGC

No que tange à proteção dos investimentos, é importante distinguir os tipos de produto. Investimentos em renda fixa bancária (CDB, LCI/LCA, LC) contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante até R$ 250 mil por CPF por instituição em caso de falência do emissor. Nesse aspecto, tanto faz investir via XP ou BTG: se você aplica, por exemplo, em um CDB de Banco X através de qualquer uma das corretoras, o seu crédito está protegido pelo FGC nos limites e condições da regra geral.

O FGC não garante os valores em si na corretora, mas sim os produtos elegíveis que a corretora distribui. Produtos como Tesouro Direto têm risco soberano e não precisam de FGC; fundos não têm FGC, mas os ativos ficam separados do patrimônio da corretora.

Portanto, a segurança de ativos não depende da corretora ser XP ou BTG, e sim da natureza do ativo e da existência de garantias como FGC nos títulos bancários, e ambos oferecem essa gama com igual proteção legal.

Diferenciais entre BTG e XP

Por fim, analisamos os diferenciais de cada corretora, aquilo que pode agregar valor extra para o investidor minoritário além do básico.

Conteúdo Educacional

A XP Investimentos construiu muito de sua imagem em torno da educação financeira. Ela mantém a plataforma Xpeed (antiga XP Educação) com cursos online sobre investimentos, muitos gratuitos ou a preços acessíveis, que abrangem desde o nível iniciante até tópicos avançados.

Além disso, a XP promove o Expert XP. No dia a dia, a XP produz infográficos, e-books, podcasts e vídeos educativos em seus canais, buscando capacitar o investidor a tomar decisões informadas. Essa ênfase educacional é um grande diferencial da XP, citado por muitos iniciantes como fator de escolha.

Já o BTG Pactual Digital também oferece conteúdo, porém em menor escala. No blog e canal do BTG há artigos explicando conceitos de renda fixa, cenário macroeconômico, além de lives periódicas com analistas do banco.

Relatórios e Análises de Investimento

Ambos os players possuem equipes de análise para auxiliar clientes. A XP conta com a XP Research, cujo time de analistas elabora relatórios de recomendação de ações, listas de “top picks”, análises de fundos imobiliários, renda fixa e muito mais.

O BTG Pactual, por sua vez, integrando sua tradição de banco de investimento, fornece aos clientes relatórios econômicos e estratégias de investimento elaborados pelo BTG Research. É citado como diferencial do BTG entregar análises sobre economia e política, aproveitando sua área econômica renomada.

Adicionalmente, o BTG divulga relatórios de empresas com cobertura dos analistas do banco, perspectivas de alocação mensal, etc. Um cliente BTG consegue acessar essas publicações pelo site/app, o que é um diferencial frente a algumas corretoras que não produzem pesquisa própria.

Em síntese, ambos oferecem forte suporte de pesquisa: a XP com enfoque amplo no varejo (linguagem acessível e materiais educativos junto com as recomendações) e o BTG com uma pegada mais institucional (relatórios aprofundados do ponto de vista macro e de equity research). Para o investidor minoritário, isso se traduz em acesso a opiniões profissionais sobre onde investir seu dinheiro, algo que agrega muito valor. Vale lembrar que as duas também distribuem relatórios de terceiros (casas de análise parceiras, research independentes) em suas plataformas para diversificar as visões.


Naturalmente, a relevância de cada diferencial depende do perfil do investidor. Quem está começando pode valorizar mais o conteúdo educativo extenso da XP, enquanto um investidor mais experiente pode preferir os relatórios concisos do BTG.


Ambas corretoras são ótimas escolhas para investidores individuais no Brasil, oferecendo um nível de serviço premium que até pouco tempo atrás não estava disponível para o pequeno investidor. A decisão de optar por uma ou outra vai depender do perfil e preferências pessoais:

  • Se você busca o máximo de conteúdo educativo, contato próximo com assessores e uma ampla comunidade de investidores, pode se identificar mais com a XP Investimentos. A XP pode ser especialmente atrativa para quem está começando e quer aprender bastante enquanto investe, ou para quem valoriza ter uma gama enorme de produtos e serviços financeiros em um só lugar.
  • Se você preza atendimento rápido, uma interface simples, e eventualmente planeja fazer muitas operações de bolsa, pode achar o BTG Pactual Digital mais vantajoso. O BTG tende a agradar quem já tem alguma experiência e quer uma plataforma eficiente, ou quem deseja unir a conta bancária com investimentos, ou ainda traders de maior volume que se beneficiam da corretagem regressiva.

👉 Como Posso Reconhecer uma Corretora de Confiança?

Não existe uma resposta única sobre qual é “a melhor”, existe aquela que melhor se adequa ao seu momento e aos seus objetivos. O importante é que, escolhendo XP ou BTG Pactual, o investidor minoritário estará em boas mãos, com instituições consolidadas, sólidas e que entregam muito valor.

  • Corretora regulamentada em várias jurisdições, o que proporciona maior confiança
  • Copy trading acessível.
  • Variedade de ativos em CFDs.
Visitar

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade
Artigos relacionados