logo RankiaBrasil

Como investir em ETFs de petróleo com a Interactive Brokers? 

ETFs de petróleo

Investir em ETFs de petróleo pode parecer complexo à primeira vista, mas é uma estratégia acessível para diversificar seu portfólio. 

No Brasil, a B3 hospeda vários ETFs de petróleo, permitindo aos investidores locais um acesso direto a este mercado global de energia.

Os ETFs de petróleo na B3 são uma forma prática de investir em petróleo, ao poderem ser negociados como fundos na bolsas de valores, com custo relativamente mais baixo e exposição a uma diversidade de ativos. 

Entretanto, eles também exigem conhecimento e cuidado por parte dos investidores, ao estarem sujeitos a fatores que afetam o preço do petróleo, como demanda, oferta, geopolítica, clima e tecnologia.

Para você ter uma ideia de como foi o rendimento desse tipo de investimento nos últimos tempos, conforme informações do Yahoo Finance, o retorno anual do ETF XLE foi de 10,7% ao longo de uma década, abrangendo o período de 31 de dezembro de 2013 até 31 de dezembro de 2023.

O ETF XLE é um desses fundos negociados em bolsas, que acompanha o desempenho de empresas do setor de energia, especialmente aquelas envolvidas na exploração, produção e distribuição de petróleo e gás. 

Fique conosco para descobrir tudo sobre como começar a investir em ETFs de Petróleo e muito mais!

O que são ETFs de petróleo?

Os ETFs de petróleo no Brasil, assim como ETF de petróleo EUA e no mundo, podem ser considerados fundos negociados em bolsa que investem em ativos relacionados ao petróleo, como contratos futuros, ações de empresas do setor ou outros derivados. 

Eles permitem que os investidores tenham exposição aos ativos do petróleo, que é uma das commodities mais importantes e voláteis do mundo. Os ETFs, especificamente, podem ser divididos em dois tipos principais: 

  • Os que investem diretamente em contratos futuros ou de opções de petróleo;
  • Os que investem indiretamente em ações de empresas de petróleo ou em índices do setor. 

Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do objetivo e do perfil do investidor, como, por exemplo:

ETFs de contratos futuros ou de opções de petróleo

Esse tipo de fundo, que investe diretamente em contratos futuros ou de opções de petróleo, replicará o desempenho do preço do petróleo no mercado à vista ou em um determinado período futuro. 

Eles são mais adequados para investidores que querem apostar de curto prazo no preço do petróleo ou que querem se proteger de variações no preço do petróleo

No entanto, eles também envolvem riscos maiores, como:

  • Risco de alavancagem;
  • Risco de liquidez;
  • Risco de rolagem.

ETFs de ações de empresas de petróleo ou em índices do setor

Os ETFs de petróleo que investem indiretamente em ações de empresas de petróleo ou em índices do setor buscam capturar o desempenho das empresas que atuam em:

  • Exploração;
  • Produção;
  • Refino;
  • Transporte;
  • Distribuição de petróleo. 

Eles são mais adequados para investidores que querem:

  • Diversificar sua carteira sem precisar pesquisar pelos melhores papéis individualmente;
  • Investir em um setor estratégico;
  • Obter retornos de longo prazo. 

Por serem fundos geridos por empresas especializadas, eles também envolvem riscos menores, como:

  • Risco de mercado;
  • Risco de crédito;
  • Risco de gestão.

Entretanto, independentemente da sua escolha, é muito importante saber como escolher e acompanhar o desempenho de ETFs de petróleo.

Como escolher um ETF de petróleo?

Para escolher bem, é ideal realizar uma análise de vários ETFs de petróleo disponível no mercado, em que você pode considerar os seguintes fatores:

  • Seu objetivo de investimento: ele define o tipo e o prazo da sua exposição ao setor de energia;
  • Tipo de exposição ao setor de energia: você pode investir em ETFs que rastreiam o preço do petróleo ou em ETFs que investem em ações de empresas de energia. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do seu objetivo e do seu perfil de risco;
  • Índice de referência: cada ETF de petróleo rastreia um índice diferente, que pode ser de preços, de ações ou misto. Você deve comparar os índices para entender como eles são formados e quais são as suas características;
  • Custo, desempenho e risco: cada ETF de petróleo tem taxa de administração, rentabilidade e volatilidade diferentes. Você deve comparar esses aspectos com os de outros ETFs de energia e de outras classes de ativos, para verificar se eles estão conforme o seu perfil e objetivos de investimento.

As principais vantagens e desvantagens de investir em ETFs de petróleo são:

👍 Vantagens👎 Desvantagens
Replicar o desempenho de um dos maiores ativos do setor de energia;Diversificar a carteira de investimentos;Baixo custo e alta liquidez. Estar sujeito a riscos específicos do setor de energia;Ter um impacto negativo caso você valorize questões voltadas para a agenda ESG;Expor sua carteira à situação política e econômica dos países produtores de petróleo.

Como investir em ETFs de Petróleo com a Interactive Brokers? 

Investir com a Interactive Brokers envolve quatro passos básicos:

  1. Abrir uma conta;
  2. Depositar fundos;
  3. Escolher um ETF;
  4. Negociar na plataforma. 

1. Abrir uma conta

Abra uma conta na Interactive Brokers, uma corretora americana que permite o acesso a diversos mercados internacionais, incluindo dos Estados Unidos, onde há uma grande variedade de ETFs de Petróleo disponíveis. 

Para abrir uma conta, você precisa preencher um formulário online, enviar seus documentos de identificação e comprovante de residência, e aguardar a aprovação da corretora.

2. Depositar fundos

Deposite fundos na sua conta da Interactive Brokers, usando um serviço de transferência internacional, como o Wise. Esses serviços permitem que você envie dinheiro do Brasil para o exterior com taxas mais baixas e câmbio mais justo do que os bancos tradicionais. 

Você pode escolher a moeda que deseja enviar, como o dólar americano, e a forma de pagamento, como o boleto bancário ou o TED.

3. Escolher um ETF

Escolha o seu ETF de Petróleo, usando a plataforma da Interactive Brokers ou o site ETF.com, que oferece informações detalhadas sobre os diversos ETFs disponíveis no mercado. 

Você pode pesquisar os ETFs por categoria, como Energia, ou por palavra-chave, como Petróleo. Alguns exemplos de ETFs de Petróleo são: 

  • PXE3;
  • IEO4;
  • XLE5;
  • VDE6;
  • AMLP7;
  • XOP8;
  • USO9. 

Cada ETF tem um código, ou ticker, que identifica o fundo na bolsa de valores.

Se deseja conhecer mais as opções de ETF para investir leia o nosso artigo Melhores ETFs para investir no Brasil

4. Negociar na plataforma

Compre o seu ETF de Petróleo, usando o aplicativo ou o site da Interactive Brokers. 

Você precisa digitar o código do ETF que deseja comprar, a quantidade de cotas que deseja adquirir, e o tipo de ordem que deseja executar, como a ordem a mercado ou a ordem limitada. 

Depois, basta confirmar a sua ordem e aguardar a confirmação da compra pela corretora.

Abra sua conta na Interactive Brokers e invista em ETFs de Petróleo

Escolher ETFs de Petróleo com a Interactive Brokers é um movimento inteligente para quem deseja adicionar uma camada extra de diversificação ao portfólio, como já falamos ao longo do texto. 

A plataforma oferece acesso fácil a uma ampla gama de ETFs, além de ferramentas essenciais para investidores tomarem decisões mais informadas. 

Se você está curioso para saber mais sobre como esses ETFs podem beneficiar seu portfólio, acesse o nosso conteúdo completo sobre como abrir sua conta na Interactive Brokers.

Mas, se você continua em dúvida sobre plataformas e não sabe qual escolher, comparativos entre corretoras de investimentos comparativos, que também incluem a Interactive Brokers!

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade