logo RankiaBrasil

Investir em ETFs de países emergentes: oportunidades e riscos

Investir em ETFs de países emergentes

Os ETFs de países emergentes representam uma ótima maneira de encorpar e diversificar uma carteira de investimentos. É um tipo de estratégia que traz os benefícios que toda pessoa que investe em ETFs deseja, como: segurança, boa lucratividade e possibilidade de investir em diferentes causas e propósitos.

Esses ativos se destacam por estarem localizados em regiões de crescimento com grande potencial. Assim, com o desenvolvimento das empresas do local, os investidores também tendem a ganhar.

O que são ETFs de países emergentes?

São Exchange-Traded Funds (ETF) de países em desenvolvimento, os chamados emergentes. Esse termo define os países que estão entre os desenvolvidos e os subdesenvolvidos. Ou seja, as regiões que estão percorrendo a rota do crescimento econômico com grande potencial.

Como ETFs são fundos que buscam replicar determinados temas ou cenários econômicos, faz sentido ter um foco nos mercados que podem trazer grandes resultados financeiros no futuro. Da mesma forma, temos ETFs temáticos que podem ser considerados “emergentes” ou tendências, como as criptomoedas.

Você pode se perguntar quais são esses países. Temos vários, mas 6 deles são os principais: Brasil, China, Índia, Indonésia, México e Turquia. Por fim, o maior fundo de mercados emergentes é o FTSE Emerging Markets ETF (VWO), da Vanguard. É um ETF com $72 milhões em ativos, de ações de países como China e Taiwan. 

Benefícios de investir em ETFs de países emergentes

Investir em ETFs de países emergentes pode trazer uma série de vantagens interessantes para os investidores que buscam diversificar suas carteiras e aproveitar o potencial de crescimento das economias em desenvolvimento. A seguir, exploramos alguns dos principais benefícios.

Diversificação da carteira de investimentos

Um dos principais benefícios é a diversificação da carteira de investimentos. Além de expor o investidor a ações de diversos países, é possível também ter diferentes regimes tributários, inclusive alguns com maiores vantagens do que outros. Isso tudo é ótimo quando falamos em investimentos, pois representa a diluição dos riscos. 

Toda pessoa que está começando a investir com certeza já leu algum conselho sobre diversificar investimentos. Com os ETFs de países emergentes, isso é uma garantia. 

Exposição a mercados variados

Em complemento, esses fundos oferecem vários mercados para exploração. Existem muitos países considerados emergentes e os fundos de ações deles são repletos de opções e alternativas. 

Potencial de crescimento elevado

Como já falamos, a grande vantagem de um país emergente é o seu potencial de crescimento. Ou seja, são países em estado de volatilidade econômica, com um enorme potencial de se tornar, em alguns anos, membros dos grupos desenvolvidos, da elite econômica mundial.

Um exemplo real disso é a própria China, que hoje já figura como um país em uma taxa de crescimento alta, comparada muitas vezes aos países desenvolvidos em grupos de especialistas. Isso é um belo exemplo de como países e mercados emergentes são lucrativos e representam uma ótima oportunidade para investidores

Valorização da moeda

Juntamente com o desenvolvimento dos países emergentes, na engrenagem econômica, as moedas deles também se valorizam. Esse cenário provoca um salto de desenvolvimento que favorece, na ponta, os investidores dos ETFs que reúnem ações desses mercados. 

Acesso a novos consumidores

Os países emergentes são aqueles cujo consumo e a economia crescem em taxas altas, surpreendendo expectativas, como no caso apresentado da China. 

Assim, investir nesse tipo de ETF proporciona acesso a novos consumidores e a comportamentos econômicos que podem trazer maior lucratividade para empresas e, consequentemente, mais dividendos para os fundos e seus investidores

Oportunidade de investir em causas 

Ao investir em ETFs de países emergentes, é possível ter a oportunidade de apoiar causas importantes, como investir no setor da saúde, educação ou sustentabilidade. Essa é, aliás, uma das principais vantagens dos melhores ETFs temáticos também.

Assim, dá para realmente fazer a diferença enquanto se obtêm crescimento e desenvolvimento econômico em sua estratégia de investimentos. Bom demais, não é?

Considerações ao escolher ETFs de países emergentes

Os países emergentes são dúbios por natureza. Enquanto estão em crescimento e podem apresentar números expressivos, eles também podem, em seguida, apresentar quedas e questões que demandam preocupação. 

InstabilidadeUm ponto que merece cuidado é a instabilidade desses países. Em um momento eles podem estar crescendo, em outros uma crise se instala, e isso afeta a economia e os fundos de investimento. Afinal, ETFs dependem das ações das empresas que o compõem e os resultados delas variam de acordo com inflações e deflações dos locais em que estão instaladas. 
Escândalos de corrupçãoA corrupção pode ser mais comum em alguns mercados emergentes, afetando a transparência e a governança corporativa das empresas. Nesse caso, os investidores precisam estar antenados acerca dos riscos associados à corrupção e escolher ETFs que possuam uma boa governança e práticas éticas.
VolatilidadeQuando se fala em taxa de juros, taxa de câmbio e questões políticas, a volatilidade é a palavra que define esses mercados. Tudo é mutável e dinâmico, por isso é preciso sempre estar atento às mudanças para entender como melhorar os investimentos e obter os melhores números na sua carteira. 
Diversificação internaConsiderando esses aspectos, é importante que as gestoras dos fundos busquem diversificar bastante os ETFs, a fim de driblar possíveis crises e tentar reduzir os riscos existentes. Afinal, economias diferentes passam por momentos diferentes, e essa é justamente uma das vantagens de ter negócios rodando em inúmeros países pelo mundo.
  • Baixas comissões de trading.
  • Ampla gama de produtos.
  • Juros de até 4,83% em contas em USD e 3,49% em euros.
Visitar

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Melhores corretoras

A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.

Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.

63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.

Publicidade