Trading
A criptomoeda Ripple (XRP) é uma das criptomoedas mais populares.
O Ripple é especializado em remessas internacionais e não é usado apenas por mais de 300 instituições financeiras, mas também está desenvolvendo a "rede de sinalização" que implementa contratos inteligentes.
Se você estiver interessado em investir em criptomoedas e, mais especificamente, em Ripple (XRP), pode ter algumas perguntas, como quais são as diferenças e características em comparação com outras moedas virtuais? Como investir?
Neste artigo, você conhecerá o que é, as características do Ripple (XRP) e como investir neste token.
O Ripple (XRP) foi idealizado por Jed McCaleb em 2004 e lançado em 2013. Desde abril de 2022, é a moeda virtual na posição 6 das principais em termos de capitalização de mercado.
A característica mais importante do Ripple (XRP) é que é a única criptomoeda que não usa blockchain e usa o livro-razão XRP, um sistema de gerenciamento de livros-razão distribuídos, para realizar transações.
Além disso, ao contrário do Bitcoin e outras criptomoedas descentralizadas (não há um órgão de administração específico), o Ripple tem uma característica centralizada, pois é operado diretamente por uma empresa.
O token XRP é a criptomoeda deste protocolo de código aberto, cujo principal objetivo é permitir transações internacionais eficientes e de baixo custo. O livro-razão desta criptomoeda foi criado em 2012, quando a Ripple Labs foi fundada, com uma quantidade finita de 100 bilhões de unidades de XRP.
Vale mencionar que a Ripple Labs controla a emissão de unidades de XRP, podendo criar mais a seu bel-prazer, o que possibilita a manipulação dos tokens.
O ecossistema Ripple e sua criptomoeda XRP permitem a troca com outras criptomoedas, moedas fiduciárias ou ativos como o ouro com uma taxa mínima. Portanto, o Ripple foi criado com o propósito de cooperar com o sistema financeiro, a fim de facilitar a união de outras moedas em uma rede blockchain que permita realizar transações rápidas, seguras e baratas.
Foi criado para atender transações financeiras e, portanto, está direcionado ao mercado de serviços bancários e financeiros. Por exemplo, gigantes financeiros globais como UniCredit, UBS e Santander usam o protocolo Ripple.
A ideia é que o Ripple atue como um agente de confiança entre duas partes de uma transação, pois a rede pode confirmar rapidamente que a troca foi realizada corretamente. O Ripple pode facilitar a troca de várias moedas fiduciárias (governamentais), criptomoedas como o Bitcoin e até mesmo produtos básicos como o ouro.
O propósito de sua criação foi melhorar ou até mesmo substituir o SWIFT, o principal sistema usado pelos bancos para transações internacionais.
O Ripple tem como objetivo fornecer um sistema eficiente para transferência direta de dinheiro que ocorre em tempo real, ao mesmo tempo que é mais barato, seguro e transparente do que outros sistemas de transferência usados pelas instituições financeiras tradicionais.
Cada vez que os usuários realizam uma transação usando a rede, uma pequena quantidade de criptomoeda XRP é deduzida.
O Ripple (XRP), que permite o envio de remessas de alta velocidade e baixo custo, é usado como uma rede de remessas internacionais.
Por exemplo, ao realizar uma remessa internacional do Japão para os Estados Unidos, ao converter o iene japonês em XRP, o dinheiro pode ser recebido em dólares americanos no país de destino através de um sistema chamado ODL (On Demand Liquidity).
Ripple, que desempenha o papel de moeda de ponte, adota um sistema de liquidação bruta em tempo real, e é possível suprimir o entupimento de liquidações em cadeia ao realizar as liquidações uma por uma imediatamente.
Além disso, as taxas da rede são relativamente baratas, tornando-a uma criptomoeda útil para remessas internacionais.
Também é usado como ferramenta de pagamento em lojas online. Por exemplo, é possível comprar produtos usando-o em lojas online como Amazon e Google Express.
Entre as características do Ripple (XRP) podemos mencionar:
A característica mais importante do Ripple é que ele é especializado em remessas. Ripple é chamado de moeda de ponte, criada com o objetivo de eliminar conflitos com remessas entre países.
Por exemplo, se houver 3 moedas (A, B, C), existem 6 tipos de padrões de troca da seguinte forma.
Padrões para trocar 3 tipos de moeda
No entanto, quando uma moeda de ponte como Ripple entra em cena, ocorrem os seguintes três padrões.
Através da moeda de ponte:
Além disso, no que diz respeito ao sistema de suporte, algoritmo de consenso, velocidade de processamento e custo, há ênfase na melhoria da conveniência das remessas, o que oferece uma grande vantagem na hora de trocar entre duas moedas.
Também resolve problemas como escalabilidade e alto consumo de energia, que costumam ser tediosos com Bitcoin e Ethereum, e este ponto também é citado como a força do Ripple.
Não se pode negar o aspecto centralizado. Como mencionado anteriormente, o Ripple (XRP) é administrado pela Ripple. Como tal, a Ripple tem muito poder sobre o Ripple (XRP).
Além destes pontos, a Ripple administra o servidor que contém o sistema relacionado ao Ripple e, ao mesmo tempo, a Ripple tem grande influência no fluxo relacionado à aprovação de transações.
Ao contrário das moedas virtuais como Bitcoin e Ethereum, não foi projetada com ideias e conceitos não centralizados, mas sim como uma moeda virtual centralizada.
O Ripple (XRP) é compatível com o sistema financeiro existente, pois constrói um sistema centralizado e fornece produtos para empresas.
Como há poucas moedas virtuais que têm associações e relações cooperativas com instituições financeiras como o Ripple, sua afinidade com o sistema financeiro existente é superior à de outras moedas virtuais.
Devido à facilidade de acesso ao sistema financeiro existente, o valor esperado é muito alto do ponto de vista da praticidade.
O Ripple (XRP) tem uma velocidade de remessa rápida e um custo mais baixo. A razão pela qual o XRP é transferido tão rapidamente é devido à forma como processa as transações.
Para processar transações de moeda virtual, é necessário o trabalho de aprovação de várias pessoas, mas no caso do Ripple (XRP), as transações podem ser processadas com a aprovação de um número limitado de pessoas, o que permite realizar envios rápidos.
Além disso, a razão pela qual o custo das remessas do XRP é baixo é que não passa por um banco correspondente.
As remessas internacionais tradicionais exigem a intermediação de instituições financeiras chamadas bancos correspondentes.
O Ripple (XRP) se diferencia de outras criptomoedas por:
A primeira diferença é a centralização. Embora o Ripple seja o administrador de facto do XRP, outras criptomoedas não têm um órgão governamental. Da mesma forma, todos os tokens XRP foram emitidos e processados por afiliados do Ripple.
Além disso, no caso de outras criptomoedas, os mineiros participam do processamento de transações e recebem como recompensa criptomoedas recém-emitidas.
Não usa blockchain:A tecnologia usada para o XRP é o XRP Ledger. Tanto o XRP Ledger quanto o blockchain são tecnologias de contabilidade distribuída, e a diferença entre eles está no algoritmo de verificação.
As moedas virtuais diferentes do XRP introduziram algoritmos de aprovação como PoW (Prova de Trabalho) e PoS (Prova de Participação), enquanto o XRP usa PoC (Prova de Consenso).
Uma característica do PoC é que apenas um número limitado de validadores (pessoas que processam transações) podem participar do processo de aprovação, e o sistema determina que as transações aprovadas por 80% dos validadores são corretas.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.