Fundos
Quando falamos de gestão passiva, não podemos perder de vista o crescimento da gestão automatizada ou robo investidor, também conhecidos como robo advisors. Neste post, abordaremos as dúvidas mais frequentes sobre o que é um robo investidor e como funciona, além de suas vantagens e desvantagens em relação a outras opções de investimento.
Os robo investidores ou gestores automatizados são plataformas digitais que, através do uso de algoritmos, oferecem carteiras de fundos automatizadas a baixo custo e sob supervisão humana limitada.
Fazem um trabalho semelhante ao de um assessor financeiro, só que com uma forma de trabalhar mais automatizada e normalmente com produtos de investimento mais baratos e acessíveis.
Esses gestores automatizados se caracterizam por cobrar comissões muito baixas (dado que são carteiras compostas por fundos indexados e ETFs), um investimento inicial acessível e não requerem excessivo conhecimento em finanças por parte do investidor. Em contrapartida, para acessar um assessor financeiro, o investimento mínimo inicial exigido é muito mais elevado.
Por isso mesmo, os assessores robotizados se tornaram uma alternativa em crescimento para o pequeno poupador, especialmente para aqueles que têm capacidade de poupança, mas não um grande patrimônio acumulado.
Embora sejam chamados de assessores robotizados, isso não significa que não haja um comitê de investimentos que supervisiona esses algoritmos, portanto, não se poderia dizer que são "100% automatizados".
Atualmente, a maioria dos robô investidores que existem no mercado utilizam a teoria moderna de carteiras para a construção de suas carteiras indexadas. Assim, são capazes de criar carteiras predefinidas para investidores com diferentes perfis de risco.
Isso é precisamente o que você consegue ao investir em um gestor automatizado: uma carteira indexada adequada ao seu perfil de investidor.
Uma vez estabelecidas essas carteiras, o robô investidor se encarrega de sua gestão. Isso passa por realizar uma série de rebalanceamentos automáticos para garantir que se mantenham os pesos ótimos de cada classe de ativo que faz parte da carteira, levando em conta as oscilações do mercado. Ou seja, se conserva a distribuição ou asset allocation escolhida pelos gestores.
Este é o funcionamento básico de todo gestor automatizado. As diferenças entre uns e outros estão em como compõem suas carteiras, quando fazem os rebalanceamentos e, claro, as comissões que cobram. Existem robo advisor com carteiras compostas por fundos indexados, ETFs ou fundos de pensão.
Normalmente, para investir com um robô advisor é preciso seguir 3 passos:
A partir desse momento o robô advisor se encarregará de gerir a carteira sem que você precise fazer mais nada. A maioria dos gestores automáticos recomendará que você programe aportes periódicos à sua carteira de fundos, algo que faz sentido para investir automaticamente todos os meses uma parte do dinheiro que você economiza.
Os robo advisors ou gestores automatizados, como todos os instrumentos de investimento, têm seus aspectos positivos e negativos. Podemos conhecê-los todos a seguir:
Os robo advisors têm sua origem nos Estados Unidosapós a crise econômica de 2008, que colocou em dúvida a figura dos assessores financeiros tradicionais.
No entanto, o modelo de gestão automática de carteiras utilizando fundos automáticos já vinha sendo utilizado desde o início do século por assessores financeiros, que cobravam grandes comissões de até 2% pelo mesmo trabalho que hoje tem um custo de 0,8%. De fato, há grandes bancos que continuam fazendo isso com seus robo advisors.
O primeiro robo investidor americano propriamente dito foi lançado em 2010. Tratava-se do Betterment e poucos anos depois surgiram outros como o Wealthfront. As comissões limitadas e bons resultados permitiram ao setor crescer de forma exponencial desde então, assim como tudo o que está relacionado à gestão passiva.
Estes robo advisors têm desempenhado um papel crucial na transformação digital do setor financeiro brasileiro, proporcionando aos investidores uma maneira simplificada e transparente de fazer seu dinheiro trabalhar para eles. Cada um deles possui características únicas e estratégias de investimento diferenciadas, permitindo que os investidores escolham a plataforma que melhor atenda às suas necessidades e objetivos financeiros.
A verdade é que a resposta aqui depende de vários fatores, começando pelo seu perfil de risco e o horizonte do investimento. Felizmente, os melhores robo advisors não escondem seus números e é muito fácil descobrir que rentabilidade oferece cada uma de suas carteiras.
Como sempre, o melhor antes de investir é entender primeiro em que consiste o investimento em concreto. Assim, você poderá tomar uma decisão informada que esteja alinhada com suas finanças, seu perfil de investimento e seus interesses.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir com VT Markets envolve riscos. Perdas podem exceder o capital investido. Avalie b
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
Investir com VT Markets envolve riscos. Perdas podem exceder o capital investido. Avalie b