O que são CFDs?

Um dos produtos mais usados por traders para especular na bolsa são os CFDs. A flexibilidade para operar-los para cima ou para baixo, bem como a gestão da alavancagem, são alguns dos pontos pelos quais esse produto financeiro ganhou muita popularidade.
Neste post, contarei todas as vantagens e desvantagens deste produto. Também partilho uma lista de corretores regulamentados e confiáveis com os quais você pode operar neste produto, e como evitar corretores de má qualidade como Ontega ou ABInvesting
O que é um CFD?
Os CFDs são contratos finitos entre um investidor e um intermediário financeiro, através do qual o corretor se compromete a pagar a quantia derivada da diferença de preço entre a abertura e o fecho da posição.
Assim, ao adquirir um CFD você não está a comprando a propriedade do ativo subjacente em sí, mas os CFDs funcionam como derivados financeiros que dão a possibilidade de especular com o preço de ativos que são negociados no mercado financeiro, mas sem possuí-lo.
O que significam as siglas CFD?
CFD significa Contratos por Diferença e provém do termo original Contrato por Diferença.
Como se opera com um CFD?
O CFD permite-lhe especular para cima ou para baixo com os ativos selecionados. Os passos são os seguintes:
- Selecionar algum dos melhores corretores no Brasil.
- Escolher o subjacente
- Selecionar a direção para cima ou para baixo
- Verificar a margem e cuidar dos custos diários do ativo.
Quais produtos se pode fazer trading com CFDs?
Os subjacentes mais habituais sobre os quais os corretores de CFDs criam produtos são:
- Ações
- ETFs
- Índices
- Moedas
- Criptomoedas: Bitcoin
- Títulos
- Futuros sobre matérias-primas ou metais preciosos
- Taxas de juro
Onde posso comprar CFDs no Brasil?
Só poderá comprar CFDs a partir do Brasil através de corretores, mas CUIDADO. Por trás deste produto existem muitas fraudes e má prática financeira.
Nos últimos anos, com a chegada das redes sociais e a entrada de milhões de investidores para operar na bolsa, surgiram muitos anúncios que prometem grandes retornos sem risco e cujo único objetivo é se apropriar do seu dinheiro.
Os melhores corretores regulamentados e confiáveis que oferecem negociação de CFDs do Chile são:
- XTB
- eToro
- Vantage
- easyMarkets
- Forex.com
- Pepperstone
- Tickmill
- Admirals
- Interactive Brokers
- Exness
- Key To Markets
- ATFX
- ThinkMarkets
Vejamos a seguir detalhes dos melhores corretores de CFDs para o Brasil na seguinte tabela:
Como funcionam os contratos por diferença?
Comprar um contrato por diferença funciona de forma semelhante à compra de ações à vista, mas com as seguintes diferenças.
- Escolha o alavancagem: Os CFDs permitem que você compre produtos com menos capital do que o necessário. Por exemplo, se uma ação da Amazon custar 2000$ e você tiver depositado 400$ e investir em um CFD, você estaria alavancado 1:4. Por cada dólar que você coloca, o corretor está emprestando quatro.
- Swaps overnight: como eles estão emprestando dinheiro, todos os dias ao fechamento do mercado eles cobrarão uma taxa. Por esse motivo, eles não são instrumentos para serem mantidos a longo prazo.
- Margem: você deve ter em mente que o dinheiro na conta deve cobrir as posições abertas, caso contrário você pode sofrer um chamado de margem e fechar suas posições.
Qual é o corretor com menor spread?
Como vocês sabem, o spread é a comissão ou a renda que os corretores recebem quando você opera com CFDs. É importante sempre usar intermediários que reduzam bastante o spread, pois em alguns ativos subjacentes é tão alto que você precisa de muita volatilidade para ganhar dinheiro.
Geralmente, os corretores market maker reduzem bastante o spread, pois têm como fonte de renda adicional as perdas que você possa ter, pois são a contraparte de suas operações.
Você também deve ter em mente que, se você operar com ativos subjacentes diferentes, pode haver corretores que tenham baixo spread para um produto e, em seguida, muito alto para outros produtos.
Como escolher um corretor de CFDs?
Para escolher entre os melhores corretores para operar CFDs, é importante levar em consideração os seguintes parâmetros:
- Organismos reguladores: é importante verificar se o corretor para operar CFDs está regulamentado por organismos deste tipo, como a FCA, CySEC, CNMV, etc. Evite corretores com sede em paraísos fiscais ou países de ilhas, como Seychelles,
- Tipos de conta: Outra consideração ao escolher um corretor são as contas que ele oferece. É importante saber também se o corretor oferece conta demo para se familiarizar com sua plataforma.
- Plataformas: Se você estiver operando a partir de seu desktop na mesma máquina sempre, pode gostar dos corretores que têm plataformas muito conhecidas, como MetaTrader 4 ou 5. As plataformas devem ter ferramentas tanto básicas quanto avançadas de negociação e acesso a notícias.
- Comissões: Você deve garantir que seu volume de negociação cubra os pagamentos de comissões.
- Atendimento ao cliente: Um bom corretor deve oferecer atendimento aos seus clientes, seja por telefone, chat ou e-mail.
É legal investir em CFDs no Brasil?
Os CFDs são um produto de alto risco, que quase nenhum corretor brasileiro local oferece. O órgão regulador brasileiro mencionou em várias ocasiões que a solicitação de clientes brasileiros por meio de marketing ativo por corretores internacionais não é permitida.
A Rankia adverte que você deve ser um operador profissional ou ter um conhecimento profundo desse produto antes de investir nele.
De acordo com as estatísticas, entre 65 e 80% dos operadores que investem em CFDs perdem dinheiro. Negocie somente com corretores regulamentados