Trading
O Ethereum é uma das criptomoedas mais conhecidas e suas funções são muito mais amplas do que as do Bitcoin. Se você quiser saber o que é Ethereum, como funciona e se vale a pena comprá-lo como investimento, este artigo é para você.
Ethereum não é uma criptomoeda em si, é uma plataforma open source, descentralizada, cuja funcionalidade permite criar acordos de contratos inteligentes entre pares, e está baseada na blockchain.
Em outras palavras, Ethereum (ETH) é uma plataforma equipada com contratos inteligentes que podem executar automaticamente os detalhes do contrato sem intervenção humana e tecnologia blockchain que evita a manipulação dos detalhes do contrato.
Também há um ativo criptográfico ou criptomoeda única disponível dentro da plataforma, chamado Ether (ETH). O Ether tem a segunda maior capitalização de mercado, depois do Bitcoin (BTC), e é usado para remessas, liquidações e investimentos.
Ethereum (ETH), que é desenvolvido como código aberto, tem grandes expectativas de várias indústrias porque pode automatizar o processo de contratação e reduzir o período de transação.
Ethereum é tecnologia. O verdadeiro benefício vem das aplicações criadas com essa tecnologia, as DApps. De acordo com stateoftheapps.com, o ecossistema Ethereum é usado por 72,9% de todas as aplicações descentralizadas do mundo.
O fato é que a tecnologia foi originalmente concebida para que todos pudessem usá-la para qualquer tarefa.
Sendo um sistema descentralizado, ou seja, os dados são distribuídos pela Internet, não há nenhuma organização ou pessoa que controle o Ethereum, em seu caso muitas organizações comunitárias apenas estabelecem regras e diretrizes.
O código-fonte dos contratos inteligentes está aberto, qualquer usuário interessado pode lê-lo, mas não pode alterar nada em um contrato já concluído.
Para entender como o Ethereum (ETH) funciona, há três coisas principais que você precisa saber:
Saiba o que cada um deles significa e a importância para o funcionamento do Ethereum:
Um contrato inteligente é um contrato executado automaticamente e armazenado em um sistema de blockchain. As condições para a execução de um contrato inteligente são um algoritmo (escrito em um idioma Solidity especial) que não pode ser alterado depois de ter sido assinado por todas as partes.
Além dos pagamentos, os contratos inteligentes também podem ser usados para executar automaticamente os procedimentos de contratação em empresas financeiras e imobiliárias.
A principal vantagem dos contratos inteligentes é a ausência de intermediários que garantam sua execução.
DApps significa aplicativos descentralizados. O que os diferencia dos aplicativos normais é que os dados de transações registrados pela tecnologia blockchain são criptografados e gerenciados de forma distribuída.
Além disso, as aplicações normais deixam de funcionar devido a problemas ou manutenção ao atualizar, mas as DApps podem sempre continuar a funcionar. Nas DApps, todos os registos de operações anteriores também são registados na cadeia de blocos e todos os utilizadores podem vê-los. Em outras palavras, dado que todos os utilizadores podem inspecionar o código, diz-se que o fraude e a manipulação são extremamente difíceis.
A mineração é um mecanismo que recompensa as criptomoedas a quem regista e aprova dados de transações das mesmas. O método de mineração do Ethereum utiliza um método chamado PoW (Prova de Trabalho).
PoW é um mecanismo no qual, quando ocorre uma transação de criptomoeda, o processamento do cálculo é realizado usando um computador ou similar, e é atribuída uma recompensa à pessoa que o processou mais rapidamente. Em outras palavras, quanto mais altas forem as especificações do computador, mais vantajosa pode ser a mineração.
No entanto, se as pessoas comuns tentarem obter um grande lucro da mineração, incorrerão num custo enorme apenas ao organizar o equipamento do servidor.
Em poucas palavras, Ethereum é um sistema financeiro, o ether é o dinheiro aceite neste sistema e os contratos inteligentes são contratos através dos quais as transações são concluídas.
Esta tecnologia é usada para criar DAO (organizações autónomas descentralizadas). Na verdade, estas são as mesmas organizações com os mesmos objetivos que cumprimos na vida cotidiana. Mas todos os eventos neles são controlados não pela decisão das pessoas designadas para administrá-lo, mas por contratos inteligentes. Um exemplo destas organizações:
O Bitcoin é a primeira e mais popular criptomoeda. Mas isso é apenas uma criptomoeda cujas principais vantagens são: descentralização, anonimato, mecanismo anti-inflação incorporado.
O Ethereum, como já mencionado, é uma ferramenta para criar serviços descentralizados, que é exatamente como foi concebido. Suas principais vantagens são descentralização, anonimato, mecanismo de contrato inteligente incorporado, mecanismo de proteção contra a inflação incorporado, velocidade de trabalho.
O Ethereum se diferencia do Bitcoin na mecânica da proteção contra a inflação. Para o Bitcoin, é usado o mecanismo de "halving", ou seja, a redução da remuneração dos mineiros em 50% automaticamente a cada 4 anos. Minerar Bitcoin desta forma torna-se cada vez menos rentável, além disso, a emissão de Bitcoin está limitada a 21 milhões de moedas.
Para o Ethereum, é usado o mecanismo de "redução"; isso também é uma redução na recompensa pela mineração, mas no "modo manual", se necessário. A emissão de éter não está limitada.
As transações no sistema Ethereum são mais rápidas. Se o Bitcoin é capaz de processar 4 transações por segundo, então o Ethereum já tem 20 transações por segundo.
Mas a principal diferença entre o Ethereum e o Bitcoin são os contratos inteligentes, que simplesmente não existem na blockchain do Bitcoin. E se o Bitcoin foi concebido apenas como uma moeda digital, onde o único tipo de transação possível é a transferência de fundos, então o Ethereum é um sistema que consiste em uma moeda e um mecanismo para a criação de contratos inteligentes.
Ambos os sistemas funcionam com tecnologia blockchain. Mas a blockchain do Bitcoin só pode armazenar informações sobre a propriedade da própria criptomoeda BTC, enquanto a blockchain do Ethereum foi originalmente criada para armazenar os dados de qualquer aplicação.
Como qualquer outro ativo, a criptomoeda ETH muda constantemente de preço. Isso acontece porque alguém a vende e alguém a compra. E dado que o Ethereum é a segunda criptomoeda mais popular, muitas pessoas participam da leilão todos os dias e, portanto, formam oferta e demanda.
Naturalmente, a taxa ETH pode subir ou descer, de acordo com o estado de espírito do mercado.
Mas, como mencionado anteriormente, o Ethereum não é apenas uma ferramenta para investimento
E quanto mais usuários tiverem essas aplicações, maior será a demanda por moeda ETH. As propriedades utilitárias do Ethereum permitem que ele seja mais estável do que outras criptomoedas.
É natural que a segunda criptomoeda mais popular do mundo atraia a atenção dos investidores. Mas vale a pena investir em Ethereum?
Apesar dos altos e baixos periódicos da taxa de câmbio do Ethereum, que é típico de todas as criptomoedas, a tendência de crescimento ainda é positiva.
Entre os argumentos para investir, podemos mencionar:
Além disso, nos últimos anos, surgiram novas formas de exposição ao Ethereum, como os ETFs de Ethereum. Esses ETFs permitem que investidores acompanhem o desempenho da criptomoeda sem precisar comprá-la diretamente, oferecendo uma maneira mais acessível e tradicional de participar do mercado de criptoativos.
Os argumentos contra:
Portanto, a decisão de investir em Ethereum é uma decisão pessoal. Não existem ativos absolutamente seguros nem entre as criptomoedas nem entre os instrumentos de investimento tradicionais.
Apenas tenha em mente que antes de incluir Ethereum na sua carteira, é bom entender o que é Ethereum, para que serve e como funciona. Isso ajudará você a entender quais fatores afetam o preço do ETH.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.