Trading
Você precisa investir 10 mil reais, mas não sabe onde destinar esse dinheiro? No Brasil, existem diversas opções para você fazer portes — tanto na renda fixa quanto na renda variável. Dessa forma, há diferentes possibilidades para alocar recursos e diversificar a sua carteira. Aliás, é válido mencionar que essa é uma estratégia de grande importância, pois ela ajuda a reduzir riscos e a potencializar ganhos.
Por esse motivo, o ideal é que você distribua essa quantia em diferentes alternativas disponíveis no mercado — isso, considerando o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros. No conteúdo a seguir, confira onde você pode investir 10 mil reais na renda fixa e na renda variável e, ao final, veja orientações relevantes sobre estratégias de investimento!
Na renda fixa, você pode investir 10 mil reais em:
Nos tópicos a seguir, saiba mais sobre cada uma dessas alternativas!
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional, sendo formado por diferentes títulos públicos. Cada um deles tem características específicas, porém, com dinâmicas iguais: ao investir em uma aplicação do Tesouro, você empresta o seu dinheiro para o Governo e, em troca, é remunerado por uma taxa de juros específica. Veja os principais:
Os Certificados de Depósito Bancário são investimentos que possuem uma dinâmica parecida com a dos títulos do Tesouro. Eles também funcionam como um empréstimo em troca de juros. Porém, nesse caso, isso é feito para instituições financeiras e não para o Governo. Por esse motivo, eles são classificados como títulos privados.
Geralmente, os CDBs (Certificado de Depósito Bancario) rendem um percentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é um índice financeiro bem próximo da Selic. Ele fica 0,10% abaixo da taxa básica de juros. Assim, se a Selic estiver, por exemplo, em 10,50% a.a., o CDI será de 10,40% a.a.
Supondo que você investirá 10 mil reais em um CDB que rende 100% do CDI, significa que a sua rentabilidade será de 10,40%. Nesse cenário, você terá, após 12 meses, R$ 11.040,00. Vale ressaltar que também existem CDBs com rendimento prefixado e atrelados à inflação, assim como os títulos do Tesouro.
As Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio também são investimentos parecidos com um empréstimo. A diferença delas para as anteriores está no seu propósito. Isso porque elas são voltadas para captar dinheiro para financiar setores-chave da economia: o imobiliário e o agro.
Por esse motivo, inclusive, o rendimento de ambas aplicações é isento de Imposto de Renda (IR) — o dos títulos do Tesouro e dos CDBs, não.
E, assim como os Certificados de Depósito Bancário, as LCIs e LCAs podem render um percentual do CDI, ou ainda, terem um rendimento prefixado ou ligado ao IPCA.
Saindo da renda fixa para a variável, vale saber que também existem alguns investimentos nessa classe para você investir 10 mil reais. Veja a seguir quais são eles!
As ações são ativos que representam uma pequena parcela de uma empresa na bolsa de valores. Ao investir nesse ativo, você se torna sócio de companhias e pode ganhar dinheiro com a valorização do preço de seus papéis, ou com a distribuição de dividendos e outros proventos.
Porém, por fazer parte da renda variável, não é possível precisar quanto rendem 10 mil reais investidos nesse ativo. Ele pode tanto ter uma rentabilidade elevada, muito superior à da renda fixa, como também oferecer um retorno baixo. Por isso, é preciso estudar muito bem essa alternativa antes de investir nela.
É importante ter em mente que tanto as ações quanto outros investimentos de renda variável são mais adequados para o longo prazo. Assim, a chance de ganhos se torna maior.
Mais uma possibilidade para você investir 10 mil reais são os FIIs. Eles também são negociados na bolsa de valores e trata-se de uma alternativa ligada ao mercado de imóveis.
O interessante dos FIIs é que muitos deles pagam dividendos mensalmente. Dessa forma, é possível receber uma renda passiva regular, como um aluguel, ao investir neles — e sem precisar comprar imóveis físicos. Contudo, por fazer parte da renda variável, também não é possível dizer com exatidão quanto esse ativo pode render.
Apesar do nome difícil, os ETFs nada mais são do que fundos que buscam acompanhar o desempenho de um índice, como o Ibovespa. Eles também são negociados na bolsa e o seu desempenho é variável. Em razão disso, não é possível precisar quanto rendem 10 mil reais em um ETF.
Ainda sobre essa alternativa, é válido saber que existem diferentes tipos de ETFs — eles podem ser ligados ao ouro, ao mercado internacional, às commodities, etc. Inclusive, tem alguns ETFs que até pagam dividendos, como os FIIs.
Além dos investimentos apresentados, existem mais algumas opções para você investir 10 mil reais. Veja a seguir quais são eles!
Fundos de investimento são veículos coletivos. Eles reúnem recursos de diversas pessoas, sendo geridos por um gestor profissional.
Trata-se de uma alternativa mais cômoda para investidores, afinal, há um profissional à frente dele. E, assim como os ETFs, há diferentes tipos de fundos. Eles podem ser:
Por isso, a quantia que você poderá ganhar ao investir 10 mil reais nessa alternativa dependerá das características do veículo.
Por fim, outro investimento que você pode destinar 10 mil reais são as criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. É possível investir nelas de maneira direta ou indireta — via fundos ou ETFs.
De todas as alternativas apresentadas, essa é a mais volátil, exigindo conhecimentos específicos antes de investir nelas. E por conta desse aspecto, vale destacar que também não é possível precisar quanto rendem 10 mil em criptos.
Como você viu, existem diversas possibilidades no mercado financeiro para aportar 10 mil reais — você pode investir em ETFs, ações e FIIs, por exemplo, ou em um CDB, que é um investimento mais seguro.
O fato é que não existe o melhor investimento para destinar 10.000 reais, mas sim as estratégias certas para que você consiga escolher as alternativas mais adequadas para o seu portfólio. Nesse contexto, confira a seguir dois aspectos indispensáveis para você considerar na hora de investir!
Todo investidor tem um perfil, que pode ser conservador, moderado ou arrojado. Cada um está relacionado a um nível de tolerância ao risco ao investir — do menor para o maior. Considerar esse aspecto é de grande importância para você selecionar investimentos adequados para sua carteira e não correr riscos de maneira desnecessária.
Além do perfil de investidor, é altamente indicado que você faça um planejamento financeiro pessoal para investir os seus 10 mil reais. Primeiro, para selecionar diferentes alternativas visando diversificar o seu portfólio. E segundo, para você escolher investimentos de acordo com os prazos de seus objetivos.
Como explicado, os ativos de renda variável fazem mais sentido para o longo prazo. Já o Tesouro Selic, por exemplo, pode ser utilizado para metas de até 12 meses.
Com as informações deste conteúdo, você conheceu diversas opções de investimento, tanto em renda fixa quanto em renda variável, para investir 10 mil reais. Agora, estude cada alternativa, lembre-se de fazer um planejamento adequado, considerar seu perfil de investidor e diversificar seu portfólio. Além disso, em nosso site, você pode encontrar outra versão deste artigo destinada àqueles que dispõem de apenas 1000 reais, oferecendo estratégias adaptadas para esse montante. Para complementar seus estudos, continue aprendendo com este outro artigo sobre como escolher as melhores ações!
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.
XTB
A negociação na XTB International envolve risco de perda de capital. Avalie com cautela.
Investir em produtos financeiros implica um certo nível de risco.
FXTM
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
Investir envolve riscos. Perca pode exceder o valor investido. Avalie cuidadosamente.
63% das contas de clientes perdem dinheiro negociando CFDs com este broker.